Memória

Destaque

Magistrado João Omar Marçura é homenageado na ‘Agenda 150 Anos’

Marçura foi juiz do TJSP entre 1991 e 2013.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo homenageou hoje (21) o juiz João Omar Marçura, em mais uma edição da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante. O objetivo do projeto é trazer para o presente o exemplo deixado por aqueles cujas vidas servem de norte para os que hoje trabalham no Tribunal e na defesa da Justiça.

        O orador em nome do TJSP foi o juiz da 6ª Vara da Família e das Sucessões da Capital, Homero Maion, que contou sobre a vida e carreira do homenageado. “Marçura trabalhava com amor, se aplicava. A dedicação aos filhos era outro ponto forte.”

        Em seguida, a coordenadora do Centro de Apoio aos Juízes do Fórum João Mendes Júnior e vice-presidente da Associação Paulista dos Magistrados, juíza Vanessa Ribeiro Mateus, falou sobre a atuação de Marçura na Apamagis, onde ocupou os cargos de diretor financeiro e membro do Conselho Consultivo. “A sociedade perdeu um excelente juiz, a Apamagis perdeu um magistrado combativo e todos nós perdemos um amigo.”

        Em nome da família falou a juíza da 1ª Vara da Família e das Sucessões de Jundiaí, Fátima do Prado Marçura, viúva do homenageado. Agradeceu a homenagem e discorreu sobre a faceta pessoal e familiar de Marçura. “Foi um homem de muitos predicados, digno, íntegro e bom. Um ser humano especial, que passou por nossas vidas e nos marcou para sempre.” 

        O encerramento da solenidade foi feito pelo presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. “O João (Marçura) fazia tudo com intensidade e foi um exemplo para todos nós. Pessoa amável e dedicado como pai, esposo e magistrado.”

        João Omar Marçura – Nasceu em Americana (SP), em 1961. Formou-se em Engenharia Química na Faculdade de Engenharia da Unicamp em 1985, em Direito na Faculdade de Direito Padre Anchieta, em 1990, e concluiu mestrado em Direito Civil pela Faculdade de Direito Júlio de Mesquita, em 2004. Dos 13 aos 17 anos de idade, trabalhou no Fórum de Americana como escrevente de sala. Ingressou na Magistratura como juiz substituto na Comarca de Itu, em 1991. Também trabalhou nas comarcas de Monte Mor, Sumaré e chegou a São Paulo em 1994, como juiz auxiliar da capital. Atuou como juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça no biênio 2002/2003 e juiz assessor da Presidência nos biênios 2004/2005 e 2006/2007. Foi promovido a juiz de entrância final, por merecimento, em 2006. Assumiu a titularidade da 24ª Vara Cível em outubro de 2012. Faleceu em 2013.

        Também estiveram presentes à solenidade o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Renato Salles de Abreu Filho; o juiz membro do Programa “Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante”, Ricardo Felício Scaff, representando o coordenador; a vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e juíza assessora da Corregedoria, Maria de Fátima dos Santos Gomes Muniz de Oliveira; a defensora pública membro da Coordenadoria Auxiliar do Núcleo Especializado de 2ª Instância e Tribunais Superiores, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, representando o defensor público-geral do Estado; o diretor de Relações Institucionais do Instituto dos Advogados de São Paulo, Elio Antonio Colombo Júnior, representando o presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça, coronel PM Sérgio Ricardo Moretti; os familiares do homenageado: os filhos João Francisco e José Guilherme, o irmão Jurandir Norberto Marçura (procurador de Justiça), e as cunhadas Fábia do Prado e Vanessa Tognetta; além de desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, autoridades civis e militares, convidados e servidores.
        Mais fotos no Flickr   

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP