Memória

Destaque

Projeto “Agenda 150 Anos” homenageia desembargador José Alberto Weiss de Andrade

Magistrado presidiu TJSP no biênio 1994/1995.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo homenageou ontem (19) o desembargador José Alberto Weiss de Andrade, na primeira edição de 2018 do Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante. O projeto, coordenado atualmente pelo desembargador Mário Devienne Ferraz, reúne magistrados, servidores, operadores do Direito e familiares de grandes figuras que já passaram pela Corte, para cultuar a memória e o exemplo que deixaram. O orador do TJSP na homenagem de ontem foi o vice-presidente da Corte, desembargador Artur Marques da Silva Filho, que relembrou a simpatia, alegria e carreira do homenageado. 

        Weiss de Andrade nasceu em 19 de março de 1926, na cidade de Três Corações (MG). Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais em 1948 e ingressou na Magistratura paulista no ano de 1954, passando pelas comarcas de Lins, Presidente Bernardes, Monte Aprazível, Guaratinguetá e Capital. Foi promovido a juiz do extinto Tribunal de Alçada Criminal em 1977 e a desembargador do Tribunal de Justiça três anos depois. No TJSP, assumiu a diretoria da Escola Paulista da Magistratura no biênio 1989/1990, sendo reeleito para o biênio seguinte. Assumiu a Corregedoria Geral da Justiça para completar o biênio 1992/1993. Foi eleito 1º vice-presidente para o biênio 1994/1995 e, após alguns meses, eleito presidente da Corte diante da aposentadoria compulsória do então presidente, desembargador Francis Selwyn Davis.

        Artur Marques relembrou os tempos de faculdade, em que foi aluno do homenageado. “Professor exímio, Weiss de Andrade era capaz de ensinar sem dirigir palavra aos pupilos. Ensinava pelo exemplo.” O vice-presidente do Tribunal destacou que a postura do magistrado, aliando exigência e compostura com alegria e bom-humor, teve forte influência sobre sua própria trajetória. “Esse contato do aluno que eu era com o respeitável professor rendeu inestimáveis frutos, para a minha sorte”, afirmou. “A nós, que aqui estamos, ficam o exemplo e a gratidão.”

        Em nome da família falou o desembargador Alberto de Oliveira Andrade Neto, filho do homenageado, que agradeceu a iniciativa do Tribunal de Justiça. Em seu discurso, discorreu sobre Sócrates e sua concepção racional da morte, segundo a qual, se cumprirmos bem o nosso papel na vida, a existência humana após a morte permanecerá viva em nossas obras e exemplos, que ficarão para outras gerações. “Essa lição socrática me foi transmitida por meu pai”, enfatizou. Ao final, foi apresentado um vídeo com imagens de Weiss de Andrade, amante da música clássica, ao som da Sinfonia Inacabada de Franz Schubert.

        Em seguida, o presidente da Corte, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, falou do exemplo de conduta, procedimento e sabedoria que o magistrado transmitia. “Que o espírito de José Alberto Weiss de Andrade paire sobre todos nós, que nos inspire e consigamos seguir o modelo de homem que sempre foi.”

        Também prestigiaram a solenidade o corregedor-geral da Justiça do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Getúlio Evaristo dos Santos Neto; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Gastão Toledo de Campos Mello Filho; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz Paulo Prazak; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro; os ex-vice-presidentes do TJSP, desembargadores Marco César Müller Valente, José Gaspar Gonzaga Franceschini, Eros Piceli e Ademir de Carvalho Benedito; o ex-presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; desembargador Antonio Luiz Pires Neto, representando a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo; o membro do Programa da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante, juiz Marco Antonio Martin Vargas; o ex-procurador-geral de Justiça de São Paulo Rodrigo César Rebello Pinho; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, doutor José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; a viúva do homenageado, Maria Thereza Silveira de Andrade, os filhos Luiz Fernando e Carlos Eduardo; a filha Stela Julia; as noras Lia, Teresa Cristina e Maura; o genro Ezio; e os netos Julia, Mateus, Isadora, Camila, Rafael, Beatriz, Heitor, Fernando e Laura; desembargadores, juízes, integrantes da Defensoria Pública e do Ministério Público, advogados, familiares, amigos e servidores do Tribunal.

 

        Mais fotos no Flickr.  

 

        Comunicação Social TJSP – DM (texto) / AC (fotos) / MJ (vídeo)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP