Memória

Destaque

5ª RAJ – Presidente Prudente recebe a visita telepresencial “Memória TJSP”

Evento virtual teve a participação de 226 pessoas.

 

A 5ª Região Administrativa Judiciária (5ª RAJ), com sede em Presidente Prudente, participou, hoje (24), da visita telepresencial “Memória TJSP”. O tour virtual agrega conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca e percorre virtualmente as 10 RAJs do estado, compartilhando cultura e história com magistrados, servidores e público em geral. O evento é organizado pela Comissão de Gestão da Memória do Tribunal de Justiça de São Paulo, presidida pelo desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho.
O juiz Carlos Alexandre Böttcher, integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), do Conselho Nacional de Justiça, e membro da Comissão de Gestão da Memória do TJSP, abriu a visita virtual e agradeceu a presença de magistrados e servidores. Em seguida o desembargador Renato Delbianco, vice-presidente da Comissão de Gestão da Memória, falou sobre o projeto.  “É um grande prazer estarmos reunidos aqui. Essa visita é um projeto do TJSP lançado em setembro de 2021. É um projeto inovador e já premiado. Sua importância consiste no intercâmbio do conhecimento e difusão da memória e do patrimônio cultural do Tribunal de Justiça de São Paulo”, disse.
Coordenador da 27ª Circunscrição Judiciária – Presidente Prudente, o desembargador Spencer Almeida Ferreira parabenizou o trabalho da Comissão de Gestão da Memória. “É com grande satisfação que participo do projeto, pois me sinto parte integrante dessa história. Esse projeto ajuda a informar quem somos, ajuda na compreensão do homem enquanto constrói a própria história e aproxima a sociedade do Poder Judiciário”, declarou.
O juiz diretor da 5ª RAJ, Paulo Gimenes Alonso, comemorou o evento e afirmou considerá-lo o início das comemorações do centenário da Comarca de Presidente Prudente, que completa 100 anos em 2023. “Uma das características da região é que, por aqui, passaram grandes magistrados. Dois grandes juízes que judicaram em Presidente Prudente chegaram ao topo da carreira, assumindo o cargo de presidente do Tribunal de Justiça. Refiro-me aos desembargadores Aniceto Lopes Aliende e Luiz Elias Tâmbara. Hoje, para nosso orgulho, o vice-presidente, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, também foi juiz em Presidente Prudente, o que confira que a comarca é celeiro de grandes expoentes da Magistratura”, destacou o juiz.
Também participaram da visita os juízes Aline Sugahara Bertaco, Dayane Aparecida Rodrigues Mendes, Flávia Alves Medeiros, José Roberto Nogueira Nascimento, Marcus Frazão Frota e Mônica Tucunduva Spera Manfio; o professor Benjamin Rezende, que assessorou na elaboração do material histórico de Presidente Prudente; o advogado Marcus Scorza, decano da OAB de Presidente Prudente; servidores do TJSP e público geral.

  Assista ao vídeo da visita. 

 

Próximas visitas "Memória TJSP"

Com o objetivo de divulgar conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca, o tour virtual percorrerá as 10 RAJs do Estado, levando cultura e história a magistrados, servidores e público em geral. O evento já percorreu a 10ª RAJ – Sorocaba, a 9ª RAJ – São José dos Campos, a 8ª RAJ - São José do Rio Preto, a 7ª RAJ- Santos e a 6ª RAJ – Ribeirão preto. As inscrições poderão ser feitas pelo agendamento virtual. Confira o cronograma de visitas:

 

26/08/22 - 4ª RAJ - Campinas

30/09/22 - 3ª RAJ - Bauru

21/10/22 - 2ª RAJ - Araçatuba

25/11/22 - 1ª RAJ - Grande São Paulo

               

Comunicação Social TJSP – AA (texto) /  KS (reprodução e arte)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:

www.facebook.com/tjspoficial

www.twitter.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp/


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP