O Crime do Restaurante Chinês é tema do segundo episódio do podcast Casos Forenses
Programa também tem versão em vídeo.
O Tribunal de Justiça de São Paulo lança o segundo episódio do podcast Casos Forenses, programa que também tem uma versão em vídeo e foi criado pelo Museu e pela Diretoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de São Paulo, ambos ligados à Secretaria da Presidência (SPr). O segundo episódio relata o Crime do Restaurante Chinês, que aconteceu em 1938, na Capital.
Era uma quarta-feira de cinzas e a cidade se recuperava das festas do Carnaval. Na Rua Wenceslau Braz, perto da Praça da Sé, o cozinheiro chegava para trabalhar no restaurante chinês Órion ao se deparar com uma cena pavorosa. Entre as mesas e cadeiras, poças de sangue e os corpos de dois companheiros de trabalho, com os rostos desfigurados pelos ferimentos. Ele também encontrou os cadáveres dos patrões – Ho-Fung e Maria Akiau. O caso ocupou as manchetes, mobilizou a opinião pública, teve a atuação da Frente Negra Brasileira e o desfecho veio após dois júris do réu Arias de Oliveira, que tinha como advogado Paulo Lauro, que foi o primeiro prefeito negro da cidade de São Paulo.
A história é contada pelo locutor Merks Germano e intercalada com entrevistas da desembargadora e professora da área de Direito Criminal Ivana David e da jornalista Thaís Nunes, especializada em segurança pública, justiça e direitos humanos, que já trabalhou na cobertura de diversos casos policiais. O episódio também utiliza trechos de programas de TV com a participação do historiador e escritor Boris Fausto, autor de um livro sobre o caso.
O podcast está disponível nas principais plataformas: Spotify, Apple e Deezer. A versão em vídeo está no Youtube, com imagens do processo, fotos dos envolvidos e gravações das entrevistas.
Podcast Casos Forenses
O programa é um registro da história do Judiciário, de São Paulo e da sociedade brasileira, contata pelas páginas de processos emblemáticos. Crimes que mexeram com o país, julgados que marcaram a jurisprudência, casos midiáticos e de repercussão nacional. O projeto é inspirado em programas e séries true crime, gênero que ganhou a audiência dos brasileiros e relata os detalhes por trás dos crimes, investigações e julgamentos. “O objetivo é utilizar esse estilo de produção, que desperta a curiosidade do público, para mostrar o trabalho da Justiça de São Paulo, que completará 150 anos em 2024. O TJSP tem os documentos e todos os registros dessas histórias, documentos esses preservados pelo Museu e pela equipe da Reserva Técnica do Arquivo do Tribunal”, explica Flavia Meloni de Moura Rosa, secretária da SPr.
O primeiro episódio do podcast Casos Forenses contou a história do Crime da Mala, que ocorreu em 1928. Trabalhadores que embarcam as malas em um navio descobrem que uma delas, uma espécie de baú, tem o corpo de uma mulher. A cena foi o desfecho da história de amor de dois jovens imigrantes italianos que viviam em São Paulo: José Pistone e Maria Fea. Um crime que chocou o Brasil e foi descoberto após uma verdadeira caçada policial.
Conheça o Casos Forenses e outros podcasts do TJSP na página www.tjsp.jus.br/podcasttjsp
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / MK (arte) / VV e ND (vídeo)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp