14ª CJ – Barretos recebe visita telepresencial “Memória TJSP”
Iniciativa percorre todas as regiões administrativas.
Magistrados e servidores participaram, nesta sexta-feira (28), da segunda temporada da visita telepresencial “Memória TJSP”, desta vez em homenagem à 14ª Circunscrição Judiciária - Barretos, que pertence à 8ª Região Administrativa Judiciária - São José do Rio Preto. Lançada em 2021, a iniciativa agrega conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca, percorrendo virtualmente as dez RAJs do estado com o intuito de levar cultura e rememorar os acontecimentos que marcaram a história do judiciário paulista.
O evento foi produzido pelo Museu do TJSP e apresentado pelo juiz Carlos Alexandre Böttcher, integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) e da Comissão de Gestão da Memória, presidida pelo desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho. A condução ficou por conta do desembargador Renato Delbianco, vice-presidente da Comissão, que destacou a importância da ação para o “acesso do cidadão aos bens culturais do Tribunal e suas comarcas” e “fortalecimento da sensação de pertencimento de juízes e servidores”.
Em seguida, foi exibido vídeo institucional com a história do poder judiciário no Brasil e do TJSP, inclusive com explicações sobre as funções e o funcionamento do Tribunal. A apresentação mostrou também as dependências do Palácio da Justiça, Palacete Conde de Sarzedas (sede do museu), arquivo e biblioteca, além de edifícios com importância histórica e cultural em outras cidades do estado.
Posteriormente, a diretora do fórum da comarca de Barretos, juíza Fernanda Martins Perpetuo de Lima Vazquez (1ª Vara Criminal), destacou que a cidade de Barretos possui 133 anos de história, com dois cartões de visitas reconhecidos em todo o país – a Festa do Peão, que é consequência do modo como ocorreu a fundação do município, com mineiros que levaram gado para a região, e o hospital voltado para o tratamento de câncer, que possui unidades em quase todas as unidades da federação. “Fiquei muito feliz quando soube da visita em Barretos, estamos também desenvolvendo um livro contando a história da comarca”, salientou.
Na sequência, foi exibido vídeo que mostrou um recorte histórico da cidade e de elementos do judiciário na comarca. Entre outros aspectos, os participantes da visita puderam conhecer importantes edifícios e informações sobre os primeiros habitantes. Além disso, foram apresentados prédios do Poder Judiciário ao longo dos anos, com destaque para o Fórum Conselheiro Lafayette, em homenagem a jurista da época do império, atual sede da Secretaria Municipal de Cultura, e para o novo fórum, inaugurado solenemente em 2007. A projeção também comentou sobre as outras cidades pertencentes à 14ª CJ: Bebedouro, Colina, Guaíra, Monte Azul Paulista, Olímpia e Viradouro.
O desembargador Renato Delbianco parabenizou a diretora do fórum e equipe pelo material produzido e acrescentou que “certamente vai acrescentar no acervo da memória do TJ”. O juiz Carlos Böttcher também cumprimentou o trabalho e relembrou da época em que judicou na comarca. “Fico feliz em rever esse início de carreira que sempre marca a todos nós”, ressaltou.
O juiz Luciano de Oliveira Silva (2ª Vara Criminal de Barretos) parabenizou a todos e agradeceu pela oportunidade. “Sempre bom receber a visita do TJ e resgatar a história da nossa comarca”, disse. O juiz aposentado José Eduardo Bomfim também prestigiou o evento. “Tenho Barretos no coração, que é onde fiquei por cerca de nove anos e sou muito grato por recordar e ter esses momentos junto aos colegas”, falou.
Também participaram da visita virtual os juízes Douglas Borges da Silva (3ª Vara Cível de Barretos) e Fabio Marques Dias (Juizado especial Cível e Criminal de Batatais), Ulisses Pizano Vieira Beltrão (3º Juiz Substituto da 14ª Circunscrição Judiciária - Barretos) e Pedro Henrique Batista dos Santos (1º Juiz Substituto da 15ª Circunscrição Judiciária - Catanduva).
O conteúdo estará disponível na playlist “Memória do Poder Judiciário”, no canal oficial do TJSP no YouTube.
Próximas visitas "Memória TJSP": Confira o cronograma de visitas, que ocorrerão até o final de 2023, sempre às 11 horas. O próximo evento abordará a 39ª CJ – Batatais. As inscrições são pela página do agendamento virtual.
O conteúdo estará disponível na playlist “Memória do Poder Judiciário”, no canal oficial do TJSP no YouTube.
Próximas visitas "Memória TJSP": Confira o cronograma de visitas, que ocorrerão até o final de 2023, sempre às 11 horas. O próximo evento abordará a 39ª CJ – Batatais. As inscrições são pela página do agendamento virtual.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / PS (reprodução e arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: