Pindamonhangaba promove ‘Dia do Patrono’ e concede título ao presidente do TJSP
Pindamonhangaba homenageou ontem (21) o passado e o presente da Justiça paulista. A comunidade forense celebrou o Dia do Patrono do Fórum, Ministro Manoel da Costa Manso. Na mesma data, foi concedida a cidadania ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, que recebeu o título em nome da instituição.
Dia do Patrono
“Poder resgatar a memória de figuras que marcaram o Judiciário, como Costa Manso, é uma experiência gratificante”, disse o juiz diretor do Fórum de Pindamonhangaba, Alexandre Levy Perrucci, na abertura da cerimônia do Dia do Patrono, projeto que busca homenagear personalidades que dão nome às edificações forenses.
Para falar sobre a vida do ministro, foi convidado um de seus bisnetos, o advogado Rodolfo da Costa Real Amadeo. O homenageado nasceu em 1876. Estudou Direito na Faculdade do Largo de São Francisco, turma de 1895. Ingressou na Magistratura em 1903 e a primeira comarca em que atuou foi Casa Branca, onde o fórum também tem seu nome.
Suas qualidades de magistrado levaram-no à Presidência do TJSP no ano de 1932. Durante seu mandato, eclodiu a Revolução Constitucionalista, ocasião em que “encampou a causa constitucionalista e paulista”, contou Amadeo. No ano seguinte foi elevado ao Supremo Tribunal Federal (STF) de forma inédita: Getúlio Vargas elaborou lista com cinco nomes e levou-a para ser votada pelos próprios ministros. Costa Manso, que durante a Revolução de 32 desafiou o governo Vargas, foi eleito por unanimidade. “Pode-se dizer que foi uma eleição direta”, disse o orador. O homenageado se aposentou em 1939 e passou a advogar. Faleceu em 1957.
Para o presidente Renato Nalini as comemorações do Dia do Patrono “mostram à juventude que o Tribunal não começou com eles e que devemos muito àqueles que nos legaram seu zelo e exemplo”. O evento está inserido na Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante, que efetua o resgate e a promoção da história da instituição. “É muito bom que Pindamonhangaba saiba que produziu um talento desse porte”, afirmou.
Acompanharam o evento o coordenador da 48ª Circunscrição Judiciária – Guaratinguetá, desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia; os juízes Hélio Aparecido Ferreira de Sena, Claudia Calles Novellino Ballestero, Laís Helena de Carvalho Scamilla Jardim e Fernanda Teixeira Salviano da Rocha; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o comandante do 5º BPM-I, tenente coronel PM Marcos Renato Vieira; o 2º tenente do Exército, Victor Ribeiro, representando o comandante da 11ª Companhia de Engenharia de Combate Leve; a neta do homenageado Tânia Costa Manso; demais autoridades e servidores do fórum.
Título de cidadão
Em solenidade realizada na Câmara, o desembargador José Renato Nalini recebeu o título de “Cidadão Pindamonhangabense”. A outorga contou com a presença de representantes do Poder Público local. O prefeito Vito Ardito Lerário enalteceu o trabalho do desembargador: “Precisamos ter exemplos e o homenageado é uma pessoa especial”.
O presidente da Casa Legislativa, vereador Felipe Francisco César Costa, disse que Nalini é uma figura importante para a sociedade por “conduzir um verdadeiro complexo judiciário, com volume de processos que supera a casa dos 20 milhões”. César Costa foi um dos autores do projeto que concedeu a honraria, juntamente com o vereador Ricardo Alberto Pereira Piorino.
Em seu discurso, Renato Nalini falou sobre sua gratidão pela cidadania. O magistrado destacou a história de Pindamonhangaba, repleta de personalidades marcantes, e as belezas naturais na região. “Cidade plena de tradições e de nobres testemunhos de um passado brilhante, que se tornou presente promissor no Vale do Paraíba”, declarou.
Também participaram da solenidade o coordenador da 48ª Circunscrição Judiciária – Guaratinguetá, Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia; os desembargadores Thiers Fernandes Lobo e José Luiz Germano; o juiz diretor do Fórum da Comarca de Pindamonhangaba e coordenador da Apamagis em Taubaté, Alexandre Levy Perrucci; o juiz diretor do Fórum de Taubaté e da 9ª Região Administrativa Judiciária, Erico Di Prospero Gentil Leite; os juízes Hélio Aparecido Ferreira de Sena, Marco Antonio Montemór; o promotor Carlos Eduardo de Castro Paciello; os vereadores Antônio Alves da Silva, Carlos Eduardo de Moura, Jânio Ardito Lerário, José Carlos Gomes, Marcos Aurélio Villardi, Martim César, Osvaldo Macedo Negrão, Ricardo Alberto Pereira Piorino e Roderley Miotto Rodrigues; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o comandante do 5º BPM-I, tenente coronel PM Marcos Renato Vieira; o 2º tenente do Exército, Victor Ribeiro, representando o comandante da 11ª Companhia de Engenharia de Combate; o padre da Paróquia Santana, Antonio Carlos Gonçalves; o assessor parlamentar Márcio Leonel, representando o deputado estadual Padre Afonso Lobato; alunos da Escola Técnica Estadual João Gomes de Araújo; demais secretários municipais, advogados, autoridades civis e militares.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / RL (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br