Alunos da rede pública de Eldorado visitam Tribunal de Justiça de São Paulo
Atividade integra projeto “Justiça Nota 10”.
O Tribunal de Justiça de São Paulo abriu as portas, nesta terça-feira (10), para 32 crianças e adolescentes do projeto "Justiça Nota 10”, da Comarca de Eldorado. A ação aproxima alunos de escolas públicas do Judiciário paulista por meio de visitas monitoradas e atividades práticas. Os jovens foram recebidos pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia. Também estavam presentes integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça) e Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado), assim como a coordenadora da Infância e da Juventude (CIJ), desembargadora Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti.
Os estudantes foram selecionados para a visita após concurso de redação e ilustração, no âmbito do programa, idealizado pela juíza Hallana Duarte Miranda, que atua na comarca. A visita à sede do TJSP coroa os esforços e reconhece a dedicação dos jovens ao longo do ano – eles estiveram no fórum de Eldorado, participaram de sessões de julgamento simulado e atividades nas escolas, voltadas ao entendimento sobre a importância e atuação do sistema de Justiça. "As visitas são trocas de experiências e reconhecimento da importância de cada ser humano que está aqui. Pode inspirá-los a atuarem na Justiça no futuro", destacou a magistrada.
No Palacete Conde de Sarzedas, sede do Museu do TJSP, o grupo conheceu a história do edifício e o processo de restauração. “Vocês conhecerão um dos maiores Tribunais do mundo. Aqui, no Museu, encontrarão peças que contam a nossa história, que começou há 150 anos”, disse a juíza assessora da Presidência Karina Ferraro Amarante Innocencio.
Em seguida, os visitantes participaram de um tour guiado pelo Palácio da Justiça e passaram por espaços icônicos, como o Salão do Júri, o Salão dos Passos Perdidos, a Sala Advogado José Adriano Marrey Júnior (Biblioteca) e o Salão Nobre Ministro Manoel da Costa Manso, onde ocorrem as sessões do Órgão Especial. A juíza assessora da Corregedoria Geral da Justiça para a área da Infância e Juventude, Mônica Gonzaga Arnoni, enalteceu o projeto, que impacta crianças, magistrados e servidores. “Vocês trazem renovação e esperança. É muito honroso para nós encher esse lugar com crianças”, falou.
No encerramento da atividade, o presidente Fernando Torres Garcia conversou com os jovens e respondeu perguntas sobre carreira e estrutura da Justiça. “No Estado de São Paulo temos 2,6 mil juízes e 42 mil funcionários. Se lotássemos um estádio de futebol, não caberiam todos os servidores do TJSP. Todos são excelentes e muito dedicados. Em qualquer profissão que vocês escolherem, façam com dedicação e amor”, aconselhou. Ao final, as crianças receberam um caderno com as redações e desenhos. Eldorado integra a 21ª Circunscrição Judiciária junto às comarcas de Registro, Cananeia, Iguape, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu e Pariquera-Açu.
Também prestigiaram a visita o juiz assessor da Presidência Rodrigo Nogueira; a juíza assessora da Corregedoria Geral da Justiça Camila de Jesus Mello Gonçalves; o juiz assessor da Presidência da Seção de Direito Privado Alexandre Andretta dos Santos; a diretora das Escolas Municipais de Educação Básicas Fritz Frederico Roese e João Carlos de Almeida, Marcela de Souza Xavier Neves; a coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Lilia Viana de Almeida, Luciana Gaia Pereira; a professora das Escolas Municipais de Educação Básicas Fritz Frederico Roese e João Carlos de Almeida Lucimar Viana de Souza; a professora da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor José Faridi Filho, Jaqueline Pires Brito; e a administradora da Escola Estadual Maria Antonia Chules Princesa Ana Paula da Fonseca Forquin; e servidores do TJSP.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / PS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: