4ª edição do “Sarau Mil Grau” celebra o direito à cultura com crianças e adolescentes acolhidos

Promoção da arte como instrumento de transformação social.
 
A 4ª edição do “Sarau Mil Grau”, realizada pela 2ª Vara da Infância e da Juventude de Guarulhos, reuniu, ontem (16), cerca de 50 crianças e adolescentes em situação de acolhimento ou em cumprimento de medida socioeducativa para uma tarde de espetáculo no auditório da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), na Capital. O encontro valoriza expressões artísticas e promove a cidadania e a inclusão social.
Foram cerca de 20 apresentações, entre canto, percussão, teatro, dança, ballet, poesia, ginástica artística e exposições de fotografias e artesanato. O encontro também contou com participação de jovens atendidos pelo Instituto Assistencial Coliseu, projeto social que presta atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Guarulhos, oferecendo atividades socioeducativas como aulas de música, dança e boxe, entre outras. 
As atrações foram conduzidas pela jornalista Janaina Lepri, que reforçou a importância do acesso à cultura. “Com a realização do Sarau Mil Grau, nós estamos colocando em prática o direito à cultura, previsto tanto na Constituição como no Estatuto da Criança e do Adolescente”, salientou. Ao final de cada exibição, a repórter conversava com os jovens sobre direitos previstos na legislação brasileira. 
Para o juiz da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Guarulhos e idealizador do evento, Iberê de Castro Dias, o Sarau contribui para a formação e desenvolvimento da cidadania. “A psicologia e a pedagogia reconhecem que as diversas formas de expressão artística são fundamentais para que as pessoas consigam se desenvolver. No caso dessas crianças, que já passaram por muitas dificuldades ao longo da vida, a arte assume um papel ainda mais importante", observou.
 
Assista ao vídeo.
Mais fotos no Flickr.
 
Comunicação Social TJSP – BL (texto) / LC (fotos) / VV, ND e BB (vídeo)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP