Integrantes do TJSP visitam Copom

 

Planejamentos operacionais em diversas situações.

 

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, acompanhado dos juízes assessores da Presidência Rodrigo Nogueira (Gabinete Civil), Felipe Albertini Nani Viaro, Henrique Dada Paiva (Tecnologia da Informação, Planejamento e Gestão) e André Gustavo Cividanes Furlan (Assuntos de Segurança Pública), esteve, hoje (22), na sede do Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Copom), para verificar in loco as diversas modalidades de policiamento e o papel desempenhado pelo Copom em todo o estado de São Paulo. Também participou da visita o chefe da Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça de São Paulo, coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires.

Recepcionados pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Cássio Araújo de Freitas; pelo chefe do Centro de Operações da PM, coronel PM Carlos Henrique Lucena Folha e pelo subchefe do Estado Maior, coronel PM Marcelo Gonçalves Gaspar, e com a apresentação dos trabalhos feita pelo capitão PM Mascarenhas, os integrantes do Poder Judiciário tomaram ciência das tarefas realizadas por 11 unidades do Copom (uma na Capital e dez no Interior), bem como da trajetória do Copom, que deu ao Brasil a marca de ser o primeiro sistema de atendimento à sociedade, excetuando-se os Estados Unidos da América, que já tinha sistema similar.

Desde 2014 ocupando o prédio da rua Ribeiro de Lima na capital paulista, o Copom atinge uma população de 21 milhões de pessoas, interligado com os 42 batalhões territoriais e os diversos especializados, onde cerca de 60 mil ligações diárias geram 15 mil ocorrências. Há intérpretes 24 horas para as línguas inglesa e espanhola, além de atendimento por SMS aos que têm deficiência auditiva. Inúmeras ações trazem orgulho aos policiais que atuam no Copom, como, por exemplo, a Cabine Lilás, especializada no atendimento às vítimas de violência doméstica, e o Muralha Paulista, focado no controle da mobilidade criminal no estado de São Paulo, que aumenta a probabilidade de prisão de criminosos. O programa responde às principais demandas por segurança, como combater crimes violentos, desarticular o crime organizado, monitorar medidas restritivas e gerar alertas de procurados pela justiça.  Em 2024 foram recapturados 2.195 presos.

A visita dos integrantes do Poder Judiciário ao Copom, além de institucional, foi marcada pela apresentação da utilização da Inteligência Artificial, que, desde 2024, tem oferecido à Polícia Militar novos planejamentos operacionais frente às demandas advindas da sociedade. Somente em 2024 foram 21,5 milhões de atendimentos no 190 e 193.

 

 

Comunicação Social TJSP – RS (texto) / KS (fotos)

  imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:

www.facebook.com/tjspoficial

www.x.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial

www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP