Posse solene marca chegada dos desembargadores Antonio Benedito Morello, Klaus Marouelli Arroyo e Maria Salete Corrêa Dias
Novos integrantes do Pleno saudados por amigos e familiares.
O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, ontem (13), a posse solene dos desembargadores Antonio Benedito Morello, Klaus Marouelli Arroyo e Maria Salete Corrêa Dias. Os novos integrantes do Tribunal Pleno foram recepcionados por magistrados, representantes de instituições, familiares e amigos em cerimônia no Salão do Júri do Palácio da Justiça, conduzida pelo presidente do Judiciário paulista, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.
Os magistrados chegam ao posto mais alto da carreira após mais de três décadas de atuação jurisdicional em diversas comarcas – fato destacado pelo orador em nome do Tribunal, desembargador Luis Soares de Mello. “Nossa carreira é um vai e vem quase contínuo de partidas e chegadas, causando sentimentos contraditórios e às vezes bem doloridos, mas também alegrias marcantes e contagiantes. Não se chega aqui simplesmente ‘do nada’, mas só depois de um longo e muitas vezes tortuoso e difícil caminho”, afirmou. “Vossas Excelências representam motivo de orgulho para todos nós, juízes de São Paulo, e nessa ascensão final entendem perfeitamente que a investidura em cargo de tamanha elevação é para que, através dele e de suas mãos e mentes brilhantes, o bem continue a ser semeado na sociedade", acrescentou o orador, vice-presidente do TJSP no biênio 2020/2021.
Com 34 anos de Magistratura, Maria Salete Corrêa Dias abordou a importância da judicatura na sociedade. “Como se sabe, cada decisão causa impacto em vidas, famílias, negócios, meio ambiente, urbanização, segurança pública, direitos individuais e coletivos e na confiança da sociedade no sistema judicial. Alçando o honroso cargo de desembargadora, renovo meus votos de ser guiada pela imparcialidade, respeito à Constituição e às leis”.
Em seu discurso, Klaus Marouelli Arroyo exaltou a grandeza da instituição que agora integra como desembargador. “Reverência ao Tribunal de Justiça de São Paulo, aos homens e mulheres que o integram, os quais, como eu, dedicaram e ainda dedicam a existência ao propósito de entregar a cada um o que lhe cabe, com ética, moralidade, celeridade e responsabilidade, desde mais de 150 anos. Hoje, renovo os votos de 34 anos atrás, com a alma iluminada e o coração incandescente”, afirmou.
Antonio Benedito Morello refletiu sobre sua ascensão ao posto mais alto da Magistratura após a escolha pessoal por permanecer como juiz de São Carlos por quatro décadas. “Chego fortalecido porque na caminhada da minha história nunca me afastei de uma frase escrita por Santa Clara: ‘nunca perca de vista o seu ponto de partida’. A bagagem que trago foi formada laboriosamente ao longo de anos, com muito esforço no dia a dia do juiz. Volto agora ao aprendizado e encarando novos desafios”, comemorou.
Os empossados dedicaram boa parte de seus discursos aos agradecimentos a familiares e amigos que testemunharam toda a trajetória - muitos deles presentes na solenidade. Também foi com referência à gratidão que o presidente Fernando Antonio Torres Garcia deu as boas-vindas aos novos colegas de Tribunal Pleno “Nós dedicamos toda uma vida, com sacrifícios e benefícios, e nos privamos no convívio familiar para que, um dia, cheguemos a esse momento, que é o topo da nossa carreira. É um momento de glória, satisfação e, especialmente, de gratidão. Por isso, sempre friso que, sem o apoio da família, não conseguiríamos chegar aonde chegamos”, disse. “Hoje, recebemos três desembargadores que são ‘juízes raiz’. Sejam bem-vindos". O presidente do TJSP encerrou a solenidade com uma singela homenagem ao juiz substituto em 2º Grau João Baptista Galhardo Júnior, que se aposentou neste mês.
Também prestigiaram a solenidade o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, representando o governador; integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público), Ademir de Carvalho Benedito (presidente em exercício da Seção de Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal); o presidente do TJSP no biênio 2020/2021, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP), desembargador militar Enio Luiz Rossetto; a desembargadora federal Consuelo Yoshida, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3); o assessor da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), juiz Renato de Andrade Siqueira, representando o presidente; o assessor de Relações Institucionais do Comando Militar do Sudeste, general de brigada Eduardo Rodrigues Schneider, representando o comandante; a secretária municipal de Justiça, Eunice Prudente, representando o prefeito de São Paulo; a procuradora do Estado Priscilla Souza e Silva Menário, representando a procuradora-geral; o assessor da Assessoria Criminal e Infracional da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Filipe Dias Rodrigues, representando a defensora pública-geral; a ouvidora do TJSP, desembargadora Rosangela Maria Telles; o presidente do Grupo Ibero-Americano da União Internacional de Magistrados e 1º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Walter Rocha Barone; o conselheiro estadual e secretário de Relações Institucionais no âmbito da Justiça Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo (OAB SP), Alexandre Luis Mendonça Rollo, representando o presidente; a vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Paula Lima Hyppolito, representando a presidente; o conselheiro do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), Marco Antonio Fanucchi, representando o presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP (APMTJ), coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires, representado o comandante-geral; o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, delegado de Polícia Tiago Antonio Salvador; a esposa do desembargador Antonio Benedito Morello, Sandra Cristina Galatti Morello; a esposa do desembargador Klaus Marouelli Arroyo, Ana Paula Kayamori de Oliveira; o marido da desembargadora Maria Salete Corrêa Dias, Irlon de Ângelo da Cunha; além de muitos desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados, representantes de instituições civis e militares, amigos e familiares dos empossados e servidores da Justiça.
Trajetórias
Antonio Benedito Morello – Nasceu em 1955, em Jaboticabal (SP). Formou-se em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, turma de 1977. Ingressou na Magistratura em 1979, como juiz substituto da 41ª Circunscrição Judiciária, com sede em Jaboticabal. Ao longo da carreira, também atuou em Ribeirão Bonito, Ituverava, São Carlos e na Capital.
Klaus Marouelli Arroyo – Nasceu em 1965, em São Paulo. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), turma de 1989 e tem especialização em Direito Penal pela Escola Paulista da Magistratura (EPM). Assumiu a Magistratura em 1991, como juiz substituto da 16ª Circunscrição Judiciária, com sede em São José do Rio Preto. Judicou nas comarcas de Rancharia, Monte Aprazível e na Capital. Em 2019 foi removido a juiz substituto em 2º Grau.
Maria Salete Corrêa Dias – Nasceu em 1960, em São Paulo. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Guarulhos, turma de 1982. Foi escrevente do TJSP de 1980 a 1991, quando ingressou na Magistratura como juíza substituta da 36ª Circunscrição Judiciária, com sede em Araçatuba. Também atuou nas comarcas de Osasco, Barueri, Itapecerica da Serra e na Capital. Foi removida ao cargo de juíza substituta em 2º Grau em 2021.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / KS, PS e LC (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: