Juízes aprovados no 189º Concurso de Ingresso na Magistratura são vitaliciados em cerimônia no Palácio da Justiça

Requisito para Justiça independente e imparcial. 
 
O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, hoje (21), cerimônia de vitaliciamento dos 91 juízes aprovados no 189º Concurso de Ingresso na Magistratura. A solenidade, realizada no Palácio da Justiça, sede da Corte paulista, foi conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), magistrados, familiares e amigos. A vitaliciedade, adquirida após dois anos de exercício, é garantia constitucional - prevista no artigo 95, inciso I - para que a sociedade brasileira tenha assegurado o direito a uma Justiça independente e imparcial.  
A primeira colocada no certame, a juíza Gabriela Afonso Adamo Ohanian, oradora em nome dos vitaliciados, falou sobre os desafios da carreira e renovou o compromisso com os jurisdicionados. “O verdadeiro ofício do juiz não é a lei - o ofício do juiz é a vida. Por isso, desejo que hoje saiamos deste salão com a renovação do compromisso que um dia nos trouxe até aqui e com a mesma alegria que sentimos no dia da posse. Que nos lembremos de que, se a característica da jurisdição é a inércia, a do juiz não pode sê-la.  Que nunca nos falte ânimo para seguir em frente, criatividade para encontrar soluções - jurídicas, gerenciais e administrativas - e coragem para enfrentar os desafios", declarou. 
A presidente da banca examinadora, desembargadora Silvia Rocha, falou em nome da comissão. Ela ressaltou a importância e as dificuldades do trabalho do juiz, capaz de “apaziguar os litígios, garantir a paz social, garantir o estado democrático de direito, a liberdade e a vida”. “Saibam que nada está terminado, mas tudo está sempre mudando, está por fazer, por melhorar, e nisso reside a importância do trabalho do juiz”, afirmou. 
Encerrando a cerimônia, o presidente Fernando Torres Garcia destacou a importância das garantias constitucionais que, em suas palavras, não são para os juízes, mas sim para a população como um todo. “Elas garantem a isenção do julgamento ao cidadão, são garantias para a sociedade, para que tenham um julgamento justo, isento, desprovido de paixões políticas”, disse. “Até aqui, Vossas Excelências prestaram a jurisdição com muita competência e galhardia, e, como disse a desembargadora Silvia Rocha, deverão fazê-lo nos próximos anos. Façam com muito amor e dedicação, vale muito a pena”, finalizou. 
Completaram a mesa de honra da cerimônia o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, representando o governador; os integrantes do CSM, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público), Ademir de Carvalho Benedito (presidente em exercício da Seção de Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal); e os integrantes da comissão do 189º Concurso, desembargadores Newton de Oliveira Neves e Luciana Almeida Prado Bresciani e procuradora de Justiça Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner. 
 
Foram vitaliciados na solenidade os seguintes juízes:  
Gabriela Afonso Adamo Ohanian 
Bruno Bugni Vasconcelos 
Evandro Lambert de Faria 
Carlos Eduardo Vieira Ramos 
Aléxia Domene Eugenio 
Débora Nascimento Silva Frazão 
Maria Isabel Aguiar de Cunto Schützer Del Nero 
Israel Salu 
Arthur Abbade Tronco 
Camila Ferneda Dossin 
Cassiano Gomes Zimmermann 
Carolina Braga Paiva 
Lucas Rosa Monteiro 
Tadeu Trancoso de Souza 
Patrícia Alcalde Varisco 
Fernando Henrique Masseroni Mayer 
Mariam Joaquim 
Fernanda Mendes Gonçalves 
Guilherme Vieira de Camargo 
Bruna Lyrio Martins 
Marcelo Castro Almeida Prado De Siqueira 
Tainá Guimarães Ezequiel 
Raphael Correia Lima Alves de Sena 
Gustavo Cesar Mazutti 
Mayara Maria Oliveira Resende 
João Vitor de Souza Lima Pacheco 
Mariana Marques Barbieri 
Lucas Vilar Geraldi 
Marina Figueiredo Coelho 
Victor Patutti Godoy 
Raphael de Oliveira Machado Dias 
Salomão Santos Campos 
Leila Andrade Curto 
Ronan Severo de Araújo 
Marco Antonio Giacovone Filgueiras 
Lia Freitas Lima 
Adler Batista Oliveira Nobre 
Luiz Gustavo Rosá 
Ricardo Martinati 
Maria Claudia Ferreira Rezende 
Rodrigo Brandão Sé 
Bárbara Araujo Machado Bomfim 
Marina Degani Maluf 
Alex Freitas Lima 
Armando Gossn Costantini 
Rita de Cassia da Silva Junqueira Magalhães 
Daniel Rodrigues Thomazelli 
Wilson Henrique Santos Gomes 
Guilherme Cavalcanti Lamêgo 
Igor Canale Peres Montanher 
Afonso Marinho Catisti de Andrade 
Bertholdo Hettwer Lawall 
Alexandre Augusto Bettencourt Pitorri 
Júnior da Luz Miranda 
Otacilio José Barreiros Junior 
José Guilherme Urnau Romera 
Lívia Maria Macagnan Ciciliati 
Diego de Alencar Salazar Primo 
Renata Palmeiro Pereira 
Ana Maria Chalub de Aquino 
Silvio Roberto Ewald Filho 
Isabela Canesin Dourado Figueiredo Costa 
Priscilla Miwa Kumode 
Camila Alves de André 
Juliana Barros Oliveira  
André Menezes del Mastro 
Renato de Almeida Mascarenhas 
Renata Fanin Pupo dos Santos 
Isabella de Souza Ciasca Norcia 
Karina Akemi Nakayama 
Camila Franco de Moraes Bariani 
Márcio Luigi Teixeira Pinto 
Fernando Henrique Custódio de Deus 
João Pedro Vieira dos Santos 
Vitor Marcon Assumpção Vieira 
Diego Mathias Marcussi 
João Paulo Sorigotti da Silva 
Ulisses Pizano Vieira Beltrão 
Danilo Martini de Moraes Ponciano de Paula 
Fábio Rodrigo de Moraes 
Fabio Akira Nakama 
Pedro Henrique Batista dos Santos 
Carolina Gonzalez Azevedo Tassinari 
Julio Cesar Medeiros Carneiro 
Thiago Dantas Cunha Nogueira de Souza 
Renan de Assis Gomes Santos 
Caroline Silva Lisboa 
Jade Marguti Cidade 
Tobias Guimarães Ferreira 
Isabelle Ibrahim Brito 
Ana Karolina Gomes de Castro 
 
Também prestigiaram a solenidade a secretária municipal de Justiça, Eunice Prudente, representando o prefeito de São Paulo; a defensora pública chefe de Gabinete da defensoria Pública de São Paulo, Amanda Polastro Schaefer, representando a defensora pública-geral; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Gilson Delgado Miranda; o presidente do Grupo Ibero-Americano da União Internacional de Magistrados e 1º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Walter Rocha Barone; o presidente da Apamagis, juiz Thiago Elias Massad; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, Diogo Leonardo Machado de Melo; a 2ª vice-presidente da Apamagis, juíza Laura de Mattos Almeida; a conselheira da Associação dos Advogados de São Paulo, Helena Wajsfeld Cicaroni, representando a presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires, representando o comandante-geral; o delegado chefe em exercício da Assessoria Policial Civil do TJSP, Antonio Carlos Ortola Jorge, representando o delegado-geral; desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, autoridades civis e militares, familiares e servidores da Justiça. 
 
Assista ao vídeo completo da solenidade.

 

  Mais fotos no Flickr.

 

 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS, PS, LC e MA (fotos) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais:   

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP