Vara Central da Infância e da Juventude celebra 100 anos

Garantia de direitos de crianças e adolescentes.
 
O Tribunal de Justiça de São Paulo celebrou, hoje (26), os 100 anos da Vara Central da Infância e da Juventude, a primeira do Estado especializada na matéria. A solenidade, realizada no Fórum João Mendes Júnior, foi conduzida pela coordenadora da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), desembargadora Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti, que representou o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), magistrados, servidores e integrantes da rede de proteção. 
Na abertura, a diretora do fórum e 2ª vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juíza Laura de Mattos Almeida, representando o presidente da entidade, agradeceu aos magistrados, servidores, equipe técnica e todos os que se “dedicam com todo esforço e amor para garantir que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam respeitados”. 
A juíza titular da Vara Central da Infância e da Juventude, Cristina Ribeiro Leite Balbone Costa, reconheceu a contribuição das instituições parceiras e falou sobre os avanços e desafios enfrentados nessa trajetória. “Conclamo a todos a seguirmos a luta, que é de toda sociedade, para tornar letra viva o princípio da prioridade absoluta que a Constituição Federal assegura. Afinal, se há uma luta que vale a pena ser lutada, é esta, gratificada pelo sorriso puro de uma criança, imagem que nos define a esperança.” 
Em nome da Presidência do TJSP e da CIJ, a desembargadora Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti enalteceu as iniciativas da unidade, destacando “nos últimos anos, os projetos de apadrinhamento afetivo, acolhimento familiar e adoção compartilhada”. A magistrada também salientou que essa “é e sempre foi uma referência para as demais varas da Infância e da Juventude”. 
O presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho, que esteve à frente da unidade por oito anos, descreveu o período como o mais feliz de sua carreira. “Tivemos muitas vitórias que nos deixaram felizes e renovaram nossas energias e esperanças. Só pessoas escolhidas pelo destino estão na Vara da Infância e da Juventude." 
Encerrando os pronunciamentos, o vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, responsável pela Câmara Especial, que julga processos e recursos em matéria de Infância e Juventude, ressaltou os impactos de uma vara especializada para a vida das crianças atendidas. “Um país só se desenvolve se cuida de sua infância, adolescência e juventude. Em um mundo de guerras, violência e falta de amor, precisamos cada vez mais do sorriso da criança, da alegria do adolescente e da sabedoria do idoso", finalizou.
Ao final, crianças do Coral Infantil Lar Sírio apresentaram clássicos como “Aleluia” e “É preciso saber viver”. Os presentes também puderam prestigiar a exposição “Retratos do Meu Mundo: A Infância e Juventude em Foco”, com imagens que ilustram as atividades desenvolvidas pela Vara e entidades parceiras.
Também participaram da celebração o secretário municipal de Justiça, André Guilherme Lemos Jorge, representando o prefeito; integrantes do CSM, desembargadores Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público) e Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado); o defensor público subchefe de gabinete, Marcelo Bonilha Campos, representando a defensora pública-geral do Estado de São Paulo; a presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo, Thais Nascimento Dantas, representando a presidente da seção; o subchefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, tenente coronel PM Claudio Angelini, representando o chefe e o comandante-geral; o presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado, desembargador Artur Marques da Silva Filho; a presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Renata Castello Branco Mariz de Oliveira; a desembargadora Ligia Cristina de Araújo Bisogni; a promotora de Justiça da Vara Central da Infância e da Juventude, Daniela Priante Bellini; magistrados, integrantes do sistema de Justiça, representantes de entidades e servidores.

 

        Mais fotos no Flickr.

  Assista ao vídeo comemorativo.

  Assista ao vídeo da cerimônia

 

Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS (fotos) / VV, ND e BB (vídeo)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.