Palácio da Justiça recebe estudantes de Direito da Unip para sessão de júri simulado
Atividade aproxima alunos da prática jurídica.
O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, na quarta-feira (26), estudantes da Universidade Paulista (Unip) – Campus Norte, para sessão de júri simulado, realizada no Salão do Júri do Palácio da Justiça. Os professores da instituição, desembargadores José Jacob Valente e Claudia Grieco Tabosa Pessoa, acompanharam a atividade.
No início, a coordenadora auxiliar do curso Marina Della Torre Canheu ressaltou a importância da prática, oportunidade de os alunos desenvolverem competências e habilidades essenciais na carreira. “Mais que um simples exercício acadêmico, este júri simulado é uma imersão no universo forense, que proporciona aos estudantes de todos os semestres a oportunidade de vivenciar desde cedo os desafios e as responsabilidades que envolvem a atuação no Tribunal”, afirmou. A professora também agradeceu ao TJSP e aos envolvidos na organização da atividade.
O caso escolhido para a simulação foi um homicídio tentado e consumado. A sessão foi conduzida pelos próprios estudantes, que assumiram os papéis no Conselho de Sentença e como advogados, testemunhas, réu, promotor e magistrado. Os alunos tiveram a oportunidade de treinar as habilidades de oratória e convencimento dos jurados, escolhidos através de sorteio conforme os ritos do júri. O Conselho de Sentença decidiu pela condenação do acusado.
Ao final, o coordenador auxiliar do curso Mario Alberto Konrad agradeceu o empenho dos professores na organização do evento. “Cumprimento todos os nossos queridos colegas e alunos que participaram, enfrentaram esse desafio e desempenharam muito bem seus papéis”, ressaltou.
Também participaram o diretor do Instituto de Ciências Jurídicas da Unip, professor Rubens Garcia; o coordenador geral do curso de Direito da Unip, professor José Francisco Rolim; e os professores Ana Carolina Acanjo, Ayrton Francisco Ribeiro, Flaviano Picrangeli e Gisele Porto.
Universidades interessadas em realizar sessões de julgamento simuladas no Palácio da Justiça podem realizar o agendamento online.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – BL (texto) / LC (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: