#ReciclaTJ: Campanha destaca comarcas de São Caetano do Sul, Mauá e Franco da Rocha

Mais de 18 quilos de materiais recolhidos.
 
As comarcas de São Caetano do Sul, Mauá e Franco da Rocha são os destaques da campanha #ReciclaTJ, arrecadando, juntas, cerca de dez quilos de esponjas e oito quilos de materiais de escrita, que serão encaminhados para centros de coleta e revertidos em recursos para instituições sem fins lucrativos. No fim de março, a coleta de esponjas no Tribunal de Justiça de São Paulo foi pausada temporariamente, mas a ação segue com a arrecadação dos itens de escrita.
Destaque pela segunda vez, a comarca de São Caetano do Sul contribuiu, neste mês, com dois quilos de esponjas e 2,3 quilos de lápis, canetas, borrachas etc. A reciclagem ajuda a minimizar os impactos ambientais que gerariam se fossem descartados no lixo comum. A chefe de seção judiciário do Fórum de São Caetano do Sul, Rosilene Aparecida Marcinonski Nobre Campos, destacou o engajamento dos servidores na campanha. “Foi gratificante ver o envolvimento da equipe e perceber como todos estavam dispostos a contribuir com essa ação tão importante para o meio ambiente.”
Outra comarca entre os destaques pela segunda vez é Mauá, onde foram recolhidos e entregues 4,7 quilos de esponjas e três quilos de materiais de escrita. Para chegar à marca, o supervisor de serviço da administração predial, José Odicélio Teles Ramos, contou com a parceria da comarca de Várzea Paulista e de zonas eleitorais municipais. “A campanha também é divulgada para servidores e público externo por meio de avisos fixados nos corredores do fórum e nos restaurantes mais próximos”, disse.
Já a Comarca de Franco da Rocha recolheu 3,8 quilos de itens de escrita e 2,7 de esponjas engajando magistrados, servidores, colaboradores e público externo. “Desde o início da campanha, o fórum se empenhou ativamente para contribuir com essa importante iniciativa de sustentabilidade. Para incentivar a participação, foram instalados pontos de coleta na entrada principal do prédio, facilitando o acesso de todos. A administração do Fórum também enviou periodicamente informativos por e-mail, reforçando a divulgação da campanha e sua importância”, afirmou a supervisora de serviço da administração do prédio, Renata de Oliveira Silva Garbellini.
 
#ReciclaTJ   
Qualquer pessoa pode participar. Para isso, basta se dirigir ao fórum mais próximo para entregar os materiais coletados na campanha. São aceitos: lápis grafite e colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca-texto, marcadores permanentes e marcadores de quadro branco, bem como as respectivas embalagens desses materiais. 
Por meio da coleta no Judiciário paulista, os produtos passam por um projeto de logística reversa da empresa Terracycle, em parceria com a Faber Castell, para serem transformados em pellets, matéria-prima utilizada para a confecção de outros objetos, como bancos e lixeiras. A campanha traz benefícios não só ao meio ambiente, mas à coletividade.  Consulte o endereço do local mais próximo aqui.
A iniciativa está inserida no projeto de aprimoramento da gestão de resíduos sólidos e visa dar cumprimento à Meta 8.1 do Plano de Logística Sustentável do TJSP 2021/2026, à Política Nacional de Resíduos Sólidos e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
 
Comunicação Social TJSP – BL (texto) / MK (arte)    
 
Siga o TJSP nas redes sociais:
 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP