Biblioteca “Desembargador Marcos Nogueira Garcez”: história, cultura e educação preservadas no TJSP
Público externo pode agendar consulta ao acervo.
Em abril é celebrado o Dia Nacional da Biblioteca (9), espaços vivos que promovem a educação, a inclusão e o acesso gratuito à informação. No Tribunal de Justiça de São Paulo há a biblioteca “Desembargador Marcos Nogueira Garcez”, localizada no Gade MMDC, que também atende ao público externo mediante agendamento.
O local abriga um dos maiores acervos jurídico do país, com 160 mil volumes. São livros, artigos, coleções de periódicos nacionais e estrangeiros e publicações atuais. Entre os exemplares está o Código Justiniano – a obra mais antiga –, relíquia datada de 1585, completamente restaurada. Relato da vida de Ruy Barbosa e coletânea da jurisprudência da União Europeia também fazem parte da coleção. A consulta aos títulos do acervo pode ser realizada pela internet – clique aqui.
Em solenidade realizada no final do ano passado, o supervisor da Biblioteca, desembargador Ricardo Henry Marques Dip, destacou a importância do acesso da população ao espaço e a dedicação da equipe que atua na área de Gestão do Conhecimento do TJSP. “Um dos trabalhos que fizemos recentemente foi a junção de todos os regimentos internos do Tribunal. Tudo isso se deve ao empenho de nossos servidores”, afirmou.
Público externo – agendamento
Os interessados devem agendar a consulta pelo e-mail biblioteca@tjsp.jus.br. São três horários: de segunda a sexta-feira, às 10, 14 ou 16 horas, com permanência máxima de duas horas. São quatro pessoas por vez, não sendo permitida a entrada de acompanhantes não agendados. A consulta, realizada no local, ocorre com os cuidados necessários à preservação dos materiais. É permitida a utilização de celulares e tablets para captação de pequenos trechos do material consultado, mas não há serviços de reprografia ou digitalização de obras.
Serviço
Biblioteca “Desembargador Marcos Nogueira Garcez”
Endereço: Gade MMDC – Avenida Ipiranga 165, Centro – São Paulo/SP
Agendamento por e-mail: biblioteca@tjsp.jus.br
Horários: 2ª a 6ª, às 10, 14 ou 16 horas
Contato: (11) 3489-5875
Patrono da biblioteca
Em 11/6/15 a biblioteca do TJSP passou a ser denominada “Desembargador Marcos Nogueira Garcez”. Durante a solenidade que marcou essa homenagem, o então presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, falou sobre o amor que o homenageado e seus irmãos tinham pelos livros, o que os levaram a manter uma biblioteca com mais de 150 mil volumes. As obras foram doadas para instituições de ensino.
Marcos Nogueira Garcez ocupou cargos de cúpula e direção no TJSP: foi 3º vice-presidente, corregedor-geral, vice-presidente e presidente no biênio 1986/1987. Nasceu em 1919, na Capital paulista. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1944, e ingressou na Magistratura, em 1947, como juiz substituto da 4ª Seção Judiciária, com sede em Lorena. Trabalhou nas comarcas de Santa Rita do Passa Quatro, Monte Aprazível, São Carlos e São Paulo. Assumiu o cargo de juiz de 2ª Instância em 1964 e de juiz do Tribunal de Alçada de São Paulo em 1967. Foi promovido a desembargador do TJSP no ano de 1977, onde exerceu os cargos mencionados e também atuou como inspetor da Biblioteca. Aposentou-se em 1988 e faleceu em 1995.
N.R.: Texto originalmente publicado no DJE de 16/4/25
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / KS e PS (fotos) / MK e LF (layout e diagramação)
Siga o TJSP nas redes sociais: