TJSP prestigia solenidade em comemoração ao Dia do Exército

Beretta da Silveira agraciado com medalha. 
 
O Poder Judiciário paulista prestigiou, hoje (16), na sede do Comando Militar do Sudeste (CMSE), solenidade em comemoração ao Dia do Exército, celebrado no próximo dia 19. Estiveram na cerimônia o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e o vice-presidente, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, que foi agraciado com a “Medalha Exército Brasileiro”, junto ao presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Luis Carlos Hiroki Muta, e do presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP), desembargador militar Enio Luiz Rossetto, entre outras personalidades. O presidente Fernando Torres Garcia recebeu a honraria em 2024. 
O Dia do Exército é uma celebração que tem origem na primeira “Batalha dos Guararapes”, deflagrada em 19 de abril de 1648, em Recife, contra a presença dos holandeses no Nordeste brasileiro. O confronto armado é considerado o ato instituidor do Exército no Brasil. Já a “Medalha Exército Brasileiro” é uma condecoração voltada a pessoas ou instituições que tenham prestado serviços relevantes à instituição. 
Após a apresentação das tropas e entrega das comendas, foi realizada a leitura da Ordem do Dia, assinada pelo comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, destacando seus 377 anos e os 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante conflito na Segunda Guerra Mundial. “O Exército reforça diuturnamente sua conexão com a sociedade. Somos parte do povo brasileiro, compartilhamos dos mesmos valores, sonhos e desafios. Seus valorosos integrantes não estão apartados da população. São homens e mulheres que vivem, trabalham e se dedicam ao Brasil com o mesmo amor e comprometimento de cada cidadão, que levam do lado esquerdo do uniforme a bandeira nacional e, do mesmo lado, no coração, o orgulho de ser brasileiro.”  
Na sequência, o comandante Militar do Sudeste, general Pedro Celso Coelho Montenegro, falou sobre a trajetória da instituição, salientando os desafios enfrentados e a dedicação de seus integrantes. “Estamos trabalhando com muito afinco, equilíbrio e responsabilidade, de modo a contribuir para a defesa do nosso país, com a tradição de sempre buscar soluções apoiadas pela nossa diplomacia, consenso, diálogo e cooperação”, declarou. 
Também participaram da solenidade o coronel do Exército Brasileiro André Porto, representando o governador Tarcísio de Freitas; o presidente do TJSP no biênio 2022/2023, desembargador Ricardo Mair Anafe; o delegado-geral da Polícia Civil, Artur José Dian; os desembargadores Christiano Jorge Santos, Ricardo Braga Monte Serrat e Henrique Nelson Calandra; o ex-comandante do Exército, general Francisco Albuquerque; o comandante-geral de Apoio da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro do ar Valter Borges Malta; o comandante do Quarto Comando Aéreo Regional, tenente-brigadeiro do ar Luiz Cláudio Macedo Santos; a subchefe do Escritório de Representação das Relações Exteriores em São Paulo, embaixadora Irene Vida Gala; o comandante do 8ª Distrito Naval, vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira; os cônsules-gerais do Paraguai e do Japão, respectivamente, embaixadores Luíz Fernando Avalos Giménez e Shimizu Toru; o subcomandante da Polícia Militar, coronel PM José Augusto Coutinho; o subcomandante da Guarda Civil Metropolitana, inspetor superintendente Ailton Rodrigues de Oliveira; autoridades civis, militares e convidados.  
 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / PS (fotos) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais:  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP