Palácio da Justiça recebe estudantes da Escola Paulista de Direito para júri simulado

Atividade aproxima alunos da prática jurídica.


O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, ontem (23), cerca de 90 estudantes de graduação da Escola Paulista de Direito (EPD) – Campus Liberdade, para a realização de um julgamento simulado no Salão do Júri do Palácio da Justiça. A atividade integra a proposta da Corte paulista de ceder o espaço a instituições de ensino, com o objetivo de proporcionar aos futuros profissionais do Direito a vivência prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além de enriquecer a formação acadêmica, a experiência ocorre em um ambiente carregado de simbolismo e história.
Entre 1927 e 1988, o local abrigou o 1º Tribunal do Júri da Capital e foi palco de julgamentos de grande repercussão, como o do cantor Lindomar Castilho, acusado de assassinar a ex-esposa, a também cantora Eliane de Grammont — caso que é tema do terceiro episódio do podcast Casos Forenses. Atualmente o espaço é usado para solenidades da Corte bandeirante.
A simulação tratou de um caso de feminicídio e foi inteiramente conduzida pelos estudantes, que assumiram os papéis de jurados, advogados, testemunhas, réus, promotor e magistrado. Foram realizadas as diferentes etapas do júri popular, como sorteio dos jurados, depoimento das testemunhas, interrogatório do réu e debates entre acusação e defesa. Em seguida, o Conselho de Sentença votou pela condenação do acusado.
O coordenador-adjunto do curso, professor Pedro Henrique Abreu Benatto, agradeceu aos docentes e aos alunos participantes. “Muito feliz em realizar mais uma vez esse júri simulado. Tenho orgulho de estar outra vez organizando algo tão importante para os alunos da EPD”, disse. A coordenadora do curso, professora Fernanda Garcia Escane, ressaltou a importância de a atividade ter sido realizada no TJSP. “Esse espaço, embora simbólico, é de um aprendizado enorme. A proposta da EPD é fazer com que os alunos tenham um gosto do que é a prática”, disse. Também prestigiaram o evento os professores Adriana de Souza Araújo da Silva, João Paulo Ghiraldelli, Simone Savazzoni, Maíra Cardoso e Matheus de Barros.

Júri simulado – Universidades interessadas em realizar sessões de julgamento simuladas no Palácio da Justiça devem realizar agendamento on-line – acesse aqui.

Mais fotos no Flickr.

 
Comunicação Social TJSP – BL (texto) / LC (fotos)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP