TJSP instala Centro de Solução de Conflitos do Foro Regional do Ipiranga
Unidade atua na conciliação e mediação de conflitos.
O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, hoje (24), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Foro Regional do Ipiranga. A solenidade virtual foi conduzida pela coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Silvia Rocha, representando o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.
Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário voltadas à solução consensual de demandas e à orientação nas matérias relativas à cidadania. Não há limite de valor da causa. Podem ser resolvidos litígios envolvendo pensão alimentícia, guarda de filhos e divórcio, acidentes de trânsito, dívidas com instituições bancárias, direito do consumidor, questões de vizinhança, entre outros. Conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema, sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a validade de uma decisão judicial.
A unidade instalada é a 322ª do estado e 13ª em foros regionais da Capital. A coordenação ficará a cargo da juíza Carla Zoéga Andreatta Coelho. “É um trabalho conjunto e que implicou na dedicação do Nupemec e do Foro do Ipiranga como um todo. Reunimos esforços para oferecer jurisdição para a população de maneira informal, célere e, sobretudo, amigável”, disse a magistrada.
A coordenadora do Nupemec, desembargadora Silvia Rocha, reforçou o compromisso do Poder Judiciário com a promoção da cultura da pacificação social, o que resulta em maior celeridade e acesso da população menos favorecida. “O TJSP e o Nupemec têm se empenhado em implementar e incentivar métodos alternativos de solução de lígios. O Cejusc vem auxiliar a solucionar litígios de maneira breve, satisfatória e esperamos que represente verdadeira ajuda para a prestação jurisdicional no Ipiranga”, destacou. “Que o bom ânimo e a boa vontade de todos confiram ao Cejusc os melhores resultados”, acrescentou a magistrada.
Prestigiaram a cerimônia o desembargador Carlos Fonseca Monnerat; a promotora de Justiça do Foro do Ipiranga Mirella de Carvalho Bauzys Monteiro; o defensor público do Foro do Ipiranga Douglas Tadashi Magami; e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Ipiranga, Daniela dos Reis.
Comunicação Social TJSP – AA (texto) / PS (reprodução e arte)