Boas práticas: Comarcas de Ilhabela e Urupês realizam atividades com estudantes
Iniciativas aproximam população do Judiciário.
Nos últimos meses, duas comarcas do interior do Estado realizaram atividades com estudantes de escolas municipais, em ações que tem por objetivo conscientizar e aproximar a população do Poder Judiciário.
Em Ilhabela, os alunos da E. M. Profª Anna Leite Julião Torres participaram, na quarta-feira (23), do programa “Cidadania e Justiça na Escola 2025”, uma parceria da Justiça local com a Prefeitura. Em seu segundo ano, a iniciativa apresenta aos alunos e professores informações sobre os direitos e deveres dos cidadãos, além de abordar a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e demais instituições que atuam no sistema de Justiça. No Salão do Júri aconteceu a premiação dos estudantes vencedores do Concurso de Redação 2024, com o tema “Justiça e Cidadania”. Estavam presentes o juiz da 1ª Vara e diretor do fórum, Marco Antonio Giacovone Filgueiras; o juiz da 2ª Vara, Guilherme Vieira de Camargo; o prefeito, Toninho Colucci; os promotores Raul Agripino dos Santos Pinto e Natália Franco Antonialli; a secretária de Educação, Lídia Sarmento; o secretário-adjunto, Diego Serena; diretores e coordenadores das instituições.
Em março, na Comarca de Urupês, a juíza Patrícia da Conceição Santos realizou concurso de redação com estudantes das escolas estaduais de Urupês, Irapuã e Sales. Os textos abordaram as “Vozes da Transformação: Construindo Pontes para a Igualdade de Gênero – Desafios e Soluções”. A iniciativa é uma parceria com o Grupo Reflexivo Masculino MAN (Masculinidade Ampliando a Natureza) e o Programa "Flor de Lis", voltados para o enfrentamento da violência doméstica e de gênero. O concurso contou com mais de 350 inscrições. Foram selecionadas as três melhores redações de cada escola e os vencedores ganharam um notebook (1º lugar), um tablet (2º lugar) e uma bicicleta (3º lugar) doados pelas prefeituras das cidades participantes.
Comunicação Social TJSP – AA (texto) / Divulgação (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: