TJSP realiza workshop na região de Taubaté sobre eficiência nos cartórios

        O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Secretaria de Primeira Instância (SPI), realizou hoje (15), em Taubaté, o workshop Eficiência dos Serviços Cartorários. O evento foi dirigido a 60 chefes e coordenadores das comarcas de Caçapava, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga, Tremembé e da própria Taubaté.
        Esse é o terceiro workshop sobre o tema realizado no Estado – os dois primeiros aconteceram nas regiões de Santos e Peruíbe – cuja finalidade é dar cumprimento ao objetivo nº 6 do Plano Estratégico do TJSP, para otimizar as rotinas cartorárias. Os encontros estimulam o intercâmbio de informações entre os servidores, especialmente de boas práticas que possam ser replicadas em toda a Justiça paulista para aprimorar a prestação jurisdicional.
        A abertura do evento contou com a participação do juiz diretor do Fórum de Taubaté, Paulo Roberto da Silva, que deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do projeto desenvolvido pela SPI.  “Encontros como esses são preciosos e vocês precisam aproveitar a oportunidade para encurtar a distância com a capital e a direção do Tribunal de Justiça e informar como é o trabalho e as dificuldades enfrentadas no interior”, disse o magistrado.
        A secretária de Primeira Instância, Ana Lúcia Negreiros, falou aos participantes sobre a necessidade de, periodicamente, se fazer uma reavaliação das rotinas de trabalho. “Não adianta adotarmos uma prática antiga se as coisas não são mais como eram antes. Surgiram novas tecnologias, ocorreram alterações legislativas e normativas, a quantidade de processos cresceu e não podemos ficar estagnados”, disse.
        Após a realização de uma dinâmica inicial, para tornar o ambiente mais descontraído e estimular o diálogo, os participantes se dividiram em oito grupos e refletiram sobre temas nevrálgicos na administração de uma unidade cartorária, como atendimento aos públicos interno e externo; controle de prazos e distribuição das atividades entre os funcionários. Em seguida, cada grupo apresentou suas soluções para os problemas propostos. A primeira turma, por exemplo, representada pelo servidor Carlos Dias, de Caçapava, sugeriu que o TJSP faça uma campanha para estimular os advogados a usarem a internet como meio de consulta dos processos. 
        O coordenador da SPI, Nelson Gonçales, apresentou aos participantes o modelo de trabalho indicado pela Corregedoria do Tribunal, a NEP – Nova Estratégia de Processamento, além de outros projetos da secretaria que estão em andamento. “Sabemos que cada cartório tem a sua realidade e precisamos respeitar as diferenças. No entanto, para conseguirmos fazer esse gigante, que é o Tribunal, caminhar, precisamos de um mínimo de padronização. Contamos com vocês e saibam que a SPI está à disposição para ajudá-los no que for preciso”, disse Ana Lúcia.
        Mais três workshops já estão agendados para os meses de agosto e setembro. Veja a programação:

        Dia 22/8 em São Sebastião – para coordenadores e chefes das comarcas de Caraguatatuba, Ilhabela, Paraibuna, Salesópolis, Ubatuba e São Sebastião.
        Dia 29/8 em São José dos Campos – para coordenadores e chefes das comarcas de Jacareí, Santa Branca e São José dos Campos.
        Dia 5/9 em Guaratinguetá – para coordenadores e chefes das comarcas de Aparecida, Bananal, Cruzeiro, Cunha, Lorena, Piquete, Queluz, Roseira e Guaratinguetá.

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (fotos)
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