Totalmente digital, novo Foro Regional do Butantã é inaugurado

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Roberto Bedran, inaugurou hoje (2) o Foro Regional XV - Butantã, mais um fórum totalmente digital. Com a inauguração, o Judiciário paulista passa a contar agora com onze foros digitais.
        Na solenidade, a juíza diretora do fórum, Margot Chrysostomo Correa, falou sobre a importância de se instalar mais uma unidade digital na capital. “Sem dúvida, o processo digital é um avanço. É a tecnologia aplicada diretamente a favor da Justiça, do meio ambiente, do nosso planeta, enfim, de todos nós. As vantagens são irresistíveis e, porque não dizer, irrenunciáveis. Em um futuro próximo, toda a Justiça será feita através do processo digital.”
        Para a magistrada, o TJSP deu mais um grande passo para melhorar a prestação jurisdicional. “Sem dúvida, a Justiça está mais próxima do jurisdicionado. Sabemos que ainda há muito a ser feito. Mas uma grande caminhada sempre começa com o primeiro passo”, concluiu.
        O desembargador Ciro Pinheiro e Campos, presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP, lembrou das dificuldades enfrentadas para que o projeto e a construção do prédio fossem possíveis. “Este prédio foi construído com muita dificuldade. Todas as adaptações foram feitas para que a jurisdição pudesse ser prestada. É um trabalho conjunto, de toda uma equipe. É uma vitória para o TJSP e para todos os funcionários.” Ele falou também sobre a Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e enalteceu o trabalho dos magistrados e servidores do Judiciário de São Paulo . 
        O presidente do TJSP, desembargador José Roberto Bedran, encerrou a solenidade falando do orgulho que sentia por fazer parte da história da Corte paulista. “Nos meus quase 43 anos de magistratura, registro o orgulho e a satisfação de ver o tribunal inserido na era cibernética, caminho que devemos trilhar daqui para a frente.” Disse que, justo ele que teve enorme dificuldades de aposentar a velha máquina de escrever,  está agora a trabalhar pela implementação digital. "Essa tendência não tem mais volta." 
        Bedran falou, ainda, sobre a expectativa a respeito do novo prédio. Segundo o presidente, “o TJSP quer acompanhar a evolução social e econômica para prestar um serviço forense mais eficiente e rápido. Este prédio será um piloto para que caminhemos para a frente. Felicito a todos por essa conquista”. O fórum funcionará a partir da próxima segunda-feira (5), na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, nº 150.
        À solenidade, estiveram presentes também o vice-presidente do TJSP, desembargador José Santana; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; os desembargadores Antonio Luiz Pires Neto e Ruy Alberto Leme Cavalheiro; a 4ª promotora de Justiça Cível e secretária-executiva das promotorias de Justiça Cíveis do Foro Regional de Pinheiros, Dilce Helena Brocchi de Oliveira Pádua Prestes, representando o procurador-geral de Justiça; a juíza Daniella Maria Cillento Morsello, representando o decano do TJSP; a defensora-pública-geral, Daniela Sollberger Cembranelli; o conselheiro consultivo e de Programas da Escola Paulista da Magistratura, Régis de Castilho Barbosa Filho, representando a EPM; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa; o delegado-geral de polícia do Estado de São Paulo, Marcos Carneiro Lima; o delegado seccional de polícia, Cláudio Rossin; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Renato Cerqueira Campos; o comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar - Butantã, tenente coronel PM José Luiz de Souza; a delegada de polícia titular da 3ª Delegacia da Mulher - Oeste, Luciana Martin de Oliveira Souza; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção São Paulo, Marcos da Costa, representando o presidente; o chefe de gabinete, Ricardo de Souza Ferreira; o diretor do Foro Regional da Lapa, Julio Cesar Silva de Mendonça Franco; o procurador legislativo, Paulo Baccarin, representando o presidente da Câmara Municipal de São Paulo; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, Carlos José Santos da Silva; o presidente da Academia Paulista de Direito, Rogério Donnini; a delegada de polícia, Elisabeth Massuno; o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, George Melão; o juiz José Maria Câmara Junior; o delegado de polícia do Departamento de Investigações sobre Narcóticos, Reinaldo Correa; o procurador do Estado, Daniel Smolentzov, representando o procurador-geral; os juízes do Foro Digital do Butantã, Mônica de Cássia Thomaz Perez Reis Lobo; Monica Lima Pereira; Renata Coelho Okida, Luís Gustavo da Silva Pires e Bianca Ruffolo Chojnak; os vereadores José Rolim e Aurélio Miguel, o delegado de polícia titular da 93ª Delegacia de Polícia, José Ademar de Souza; os juízes assessores da presidência do TJSP e os da presidência de Direito Criminal; desembargadores, magistrados, além dos secretários do TJSP Célia da Silva Praes, Lilian Salvador Paula, Rodnei Pinto Fernandes, Eric Samuel Mourão, Solange de Fátima Orsi Bulgueroni, Ana Lucia da Costa Negreiros, Diva Elena Gatti da Mota Barreto, Sandra Regina Pereira e Mariangela Maluf Lagoa.
        
        Fórum - 
O prédio conta com duas varas Cíveis, duas da Família e das Sucessões e a Vara da Região Oeste de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (esta com competência para atender Butantã, Lapa e Pinheiros) e tem como diretora a juíza Margot Chrysostomo Correa, também responsável pela 2ª Vara da Família e das Sucessões. 
        Os fóruns digitais não têm autos de processo físicos, uma vez que todos os atos processuais são realizados através de peticionamento eletrônico. Com esses procedimentos, há mais celeridade nos julgamentos, pelo fato de que advogados e partes não necessitam ir ao fórum para protocolar documentos.
        O Foro Regional do Butantã se soma ao Juizado Especial Cível Central – JEC Vergueiro; Foro Regional XII - Nossa Senhora do Ó; Fórum de São Luis do Paraitinga; e os Foros Distritais de Artur Nogueira, Buri, Flórida Paulista, Nazaré Paulista, Ouroeste, Pirangi e Salto de Pirapora, todos totalmente digitais.

        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / DS (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP