Publicação mostra a produtividade do Poder Judiciário paulista
“O Tribunal de Justiça de São Paulo, depois de anos em busca de solução para o gigantismo de seus números, fez as pazes com o futuro e revolucionou-se.” A frase consta do editorial do Anuário da Justiça São Paulo 2012, produzido pela Conjur Editorial e lançado hoje (21), no Palácio da Justiça, com o título é 'A grande arrancada'. A solenidade foi aberta pelo editor-executivo da revista eletrônica Consultor Jurídico, Maurício Cardoso, que agradeceu a colaboração de todos os magistrados para a elaboração do anuário, segundo ele, "uma radiografia completa do segundo grau da Justiça estadual". O jornalista fez um resumo do conteúdo da publicação que, além dos dados estatísticos, traça o perfil da personalidade dos julgadores. "Mostra o ser humano que existe por trás desses julgadores, poetas, artistas, esportistas e, principalmente, autores de relevantes obras jurídicas. Muitos estão chegando ao Judiciário enquanto outros saem". Segundo Maurício Cardoso, “essa grandiosidade é uma desculpa para eventuais erros que podem ser encontrados”, brincou ao encerrar sua fala.
O diretor da Conjur, Marcio Chaer, homenageou algumas personalidades com a entrega de uma pequena placa. Entre os homenageados estavam o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Roberto Bedran; os ministros do Supremo Tribunal Federal, Antonio Cezar Peluso (também presidente do Conselho Nacional de Justiça); Enrique Ricardo Lewandowski (também presidente do Tribunal Superior Eleitoral) e José Antonio Dias Toffoli; do Superior Tribunal de Justiça, Antonio Carlos Ferreira e Massami Uyeda; a secretária de Estado da Justiça do Estado de São Paulo Eloisa de Souza Arruda; o secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Marcelo Vieira Campos; o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo de Castro Pereira; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcelo Nobre; o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Roberto Luiz Ribeiro Haddad; os desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo Carlos Teixeira Leite Filho, presidente da Comissão de Imprensa e Comunicação do TJSP, Henrique Nelson Calandra, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamgis).
Após a homenagem, o ministro Cezar Peluso falou de sua satisfação em estar presente ao evento. Disse que não poderia deixar de comparecer para manifestar o apoio do Supremo Tribunal Federal e dos ministros paulistas ao glorioso Tribunal de Justiça de São Paulo. Ele cumprimentou a Conjur pela homenagem. Lembrando um pouco da importância da atuação da magistratura paulista ao longo da história, Peluso citou o episódio do combate a uma das mais nocivas organizações criminosas surgidas no Estado de São Paulo – o Esquadrão da Morte. “Só para exemplificar um pouco da grandiosidade deste Tribunal.” O minsitro encerrou seu discurso dizendo que o Poder Judiciário é como a nossa saúde. “Só somos capazes de dar a ela a devida importância quando a perdemos. Que o Poder Judiciário prossiga com sua importância histórica”, finalizou.
Em seu discurso de encerramento, o presidente José Roberto Bedran fez questão de destacar o esforço solidário que é empreendido pelos magistrados paulistas, bem como a qualidade jornalística do anuário e o esforço despendido pelos jornalistas da Conjur para realizá-lo. "Trata-se de uma grande oportunidade de revelar o trabalho do Poder Judiciário." Após citar alguns números, falou dos progressos conquistados no que se refere à rapidez no julgamento dos processos, devido ao conjunto de medidas adotadas pelo Tribunal.
Também estiveram presentes ao lançamento do Anuário da Justiça São Paulo 2012 os desembargadores Maurício da Costa Carvalho Vidigal, corregedor-geral da Justiça do TJSP; Walter de Almeida Guilherme, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP); Ciro Pinheiro e Campos, presidente da Seção Criminal do TJSP; Luis Antonio Ganzerla, presidente da Seção de Direito Público; Fernando Antonio Maia da Cunha, presidente da Seção de Direito Privado; Alceu Penteado Navarro, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP); Marco Antonio Marques da Silva e Décio de Moura Notarangeli (integrantes da Comissão de Imprensa e Comunicação do TJSP), Zélia Maria Antunes Alves, presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Apamagis; o secretário de Serviços Durval Barreto, representano o prefeito Gilberto Kassab; o juiz Hamid Charaf Bdine Júnior, representando o diretor da Escola Paulista da Magistratura; o subprocurador- geral do Estado de São Paulo, Eduardo José Fagundes, representando o procurador-geral; o secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça, Fernando Florido Marcondes; o secretário municipal dos Negócios Jurídicos, Cláudio Lembo e o orientador do Cerimonial e Relações Públicas do TJSP, poeta Paulo Bomfim, além de desembargadores, juízes, advogados, servidores e jornalistas.
Anuário - A publicação apresenta, em 362 páginas, o trabalho do Tribunal de Justiça de São Paulo nos últimos 12 meses, com dados estatísticos, informações sobre a cúpula e direção, o perfil de cada integrante da Corte e a jurisprudência das Seções de Direito Privado, Público e Criminal.
De acordo com a Conjur, no ano de 2011 a Justiça paulista deu um salto de qualidade: avançou na digitalização dos processos, implementou medidas, regras e critérios para dar celeridade aos trabalhos, atender melhor à demanda da sociedade e se adequar ao que o país espera de seu maior Tribunal.
O anuário traz artigos do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Roberto Bedran, e do presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. Há, ainda, breves descrições sobre outros tribunais, como os Tribunais Regionais do Trabalho e o Tribunal Regional Eleitoral, e dos demais órgãos do Sistema Judiciário – Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Procuradoria-Geral do Estado e Defensoria Pública. Todos os desembargadores receberão exemplares do anuário.
Comunicação Social TJSP – RP e CA (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br