Ouvidoria do TJSP tem as portas abertas à população

        Opinião dos usuários é ferramenta importante para a gestão do Judiciário

        
Sugestões, reclamações e elogios são fundamentais para uma instituição que pretende aprimorar a qualidade de seus serviços. Por essa razão, há oito anos, o Tribunal de Justiça de São Paulo mantém em funcionamento a Ouvidoria Judicial – um canal à disposição de jurisdicionados, advogados, servidores e magistrados. Por muitas vezes, o interessado em reclamar, sugerir alterações ou elogiar não sabe a quem recorrer e a Ouvidoria do Poder Judiciário não é acionada. Para a Presidência do Tribunal de Justiça, a opinião de seus diversos públicos é importante ferramenta para a gestão da instituição, para aprimorar ou modificar ações. Segundo o presidente Ivan Sartori, que vê com muito bons olhos a participação das pessoas e a transparência dos atos, “é um canal à disposição dos cidadãos”. 
        Diariamente chegam à Ouvidoria do TJSP cerca de 40 manifestações. Durante o ano de 2011 foram 14.459. “Todas recebem resposta e levamos, em média, dez dias para dar um retorno”, conta o desembargador Mohamed Amaro, ouvidor do TJSP, que divide a tarefa com o desembargador Wilson de Toledo Silva. Ambos são aposentados e prestam serviço voluntário, sem qualquer remuneração.
        Mohamed Amaro enfatiza que a ouvidoria não tem o poder de correição ou de punição. “Somos o canal mais adequado e rápido na solução do problema. Mas, não somos nós a tomar as providências. Todas as demandas encaminhamos aos setores responsáveis, que prontamente nos oferecem uma resposta”, diz.
        O setor conta com sete funcionários que, de acordo com o desembargador, têm o perfil necessário para o trabalho: conhecem muito o Judiciário, são respeitosos e pacientes no atendimento. “É fundamental que o servidor que aqui trabalha conheça bem o Tribunal de Justiça de São Paulo, que é enorme. Ele deve saber exatamente para qual setor encaminhar a demanda e também dar toda a atenção a quem nos procura”, argumenta.
        Para contatar o departamento, o usuário pode utilizar formulário (disponível no site do TJSP), fax, carta ou ir pessoalmente à Ouvidoria (veja abaixo os contatos). Em todas as manifestações devem constar nome, endereço, telefone, e-mail e número de documento. Não são aceitas manifestações anônimas, mas o sigilo é assegurado quando for solicitado pelo manifestante.
        Quando a manifestação estiver relacionada a andamento de ação judicial, é importante informar os dados do processo (como número, tipo de ação, nome das partes, vara e comarca) para agilizar o atendimento.
        “O trabalho da Ouvidoria é importante porque melhora as relações da instituição com o jurisdicionado, aproximando-o e integrando-o ao Tribunal de Justiça”, conclui o desembargador Mohamed.

 

        Serviço:

        Como se manifestar:

        - Formulário disponível no site: http://www.tjsp.jus.br/Servicos/Ouvidoria/

        - Fax: (11) 3241-2297

        - Carta: Fórum João Mendes Júnior, 17º andar, sala 1710 - Centro - São Paulo - SP – CEP 01501-000

        - Atendimento pessoal: no mesmo endereço para correspondência, das 12h30 às 19 horas

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

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