Presidente Ivan Sartori prestigia solenidade de entrega da Medalha 25 de Janeiro
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, prestigiou nesta quarta-feira (25) a cerimônia de entrega da Medalha 25 de Janeiro, oferecida pela Prefeitura de São Paulo.
A honraria, que é concedida anualmente a personalidades como homenagem e reconhecimento pelo mérito pessoal e bons serviços prestados à cidade, agraciou neste ano a Presidente da República, Dilma Rousseff; o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que foi homenageado no ano passado, mas não pôde comparecer à cerimônia de entrega por motivo de viagem. O evento aconteceu no Hall Monumental do Edifício Matarazzo, sede da prefeitura paulista.
O anfitrião da tarde, prefeito Gilberto Kassab, abriu a solenidade explicando o significado da Medalha 25 de Janeiro e falou sobre cada um dos homenageados, que, segundo ele, “dispensam apresentações”. “Este ano temos a honra de entregar a medalha para a presidente Dilma, para o governador Alckmin e para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que, agraciado no ano passado, não pôde vir. Todos os homenageados, independentemente do vínculo partidário, têm história de luta e trabalho pelo país. E por isso, recebem a homenagem de São Paulo”, concluiu.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não escondeu a emoção ao falar da cidade que escolheu para viver. “Não posso deixar de dizer que é uma grande emoção para mim. Sou um paulista nascido no Rio, pois me mudei para esta cidade há mais de 70 anos. Vivi toda a minha vida aqui e conheço a força desta cidade. Agradeço ao Kassab por não se esquecer dos amigos, mesmo quando os amigos já estão um tanto velhinhos.”
O governador Geraldo Alckmin lembrou da homenagem feita ao ex-vice-presidente José Alencar, falecido em 2011. “É uma grande alegria para mim. Há um ano estávamos aqui para entregar a medalha ao saudoso José Alencar, de quem com carinho nos lembramos. Agradeço ao Kassab pela honra de receber a medalha junto com o Fernando Henrique e com a Dilma. É com grande humildade que a recebo em razão da grandeza da nossa cidade. São Paulo é a terra da democracia, da luta para servir ao Brasil. Renovo aqui os meus compromissos de servir ao povo paulista.”
O vice-presidente da República, Michel Temer, foi o escolhido para saudar os homenageados. Para ele, “todos foram muito bem escolhidos pelo prefeito Kassab. É uma homenagem à cidade o fato do prefeito tê-los escolhidos para receber essa medalha. Parabéns”.
A presidente Dilma Rousseff falou da grandeza e da importância da cidade de São Paulo para o desenvolvimento do Brasil. “Honra-me muito participar dessa festa. Eu recebo essa homenagem porque todos nós, brasileiros, sabemos o que São Paulo sempre significou no imaginário das pessoas. É para cá que todas as pessoas que querem vencer na vida sonham em vir. Tenho muito orgulho de ostentar essa medalha”, disse.
“São Paulo, sem sombra de dúvida, com sua capacidade de gerar riqueza, cultura e desenvolvimento, será sempre um farol para o nosso país. Agradeço ao Kassab pela homenagem. Muito obrigado”, concluiu a presidente.
Comunicação Social TJSP – AM (texto) / DS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br