Judiciário paulista recebe dois novos desembargadores
Os desembargadores Cesar Ciampolini Neto e Pedro de Alcântara da Silva Leme Filho tomaram posse hoje (30) como os mais novos integrantes da Corte paulista. A cerimônia ocorreu na Sala Ministro Manoel da Costa Manso, no Palácio da Justiça. O Tribunal de Justiça de São Paulo conta, agora, com 353 desembargadores.
A desembargadora Ligia Cristina de Araújo Bisogni, oradora em nome do TJSP, abriu a solenidade. “Essa singela cerimônia guarda especial significado e importância”, falou. De acordo com ela, a responsabilidade daqueles que assumem o cargo é muito grande, em razão da grandeza do Judiciário paulista. “Caríssimos Pedro de Alcântara da Silva Leme e Cesar Ciampolini Neto, hoje vocês ingressam nesta Corte e a partir de agora passam a integrar o maior Tribunal de Justiça do país. Sejam bem-vindos e iluminados.”
Pedro de Alcântara da Silva Leme disse estar honrado em ingressar no Poder Judiciário de São Paulo. “É uma grande honra integrar esta Corte. Meu avô foi desembargador aqui, assim como meu pai. As maiores mentes da Justiça do nosso país saíram daqui. Espero e vou lutar para honrar este tribunal e ser digno do cargo que agora assumo”, falou.
Após fazer alguns agradecimentos, Cesar Ciampolini Neto falou sobre o início da carreira como advogado, quando entrou pela primeira vez em um fórum. “Pisei no Fórum João Mendes há 42 anos e, assim, posso dizer que conheço a Justiça de São Paulo. E conhecendo, a respeito e venero. Sempre me senti parte da Justiça paulista. Este tribunal se caracteriza pela excelência dos seus integrantes. Por esse motivo, muito honrado, assumo esta cadeira.”
Ao encerrar a solenidade, o presidente Ivan Sartori falou sobre a expectativa para sua gestão. “Hoje é um dia de gala, pois estamos recebendo dois novos integrantes. Para nós, isso traz alento e esperança de que mais Justiça seja distribuída. Devemos nos unir para otimizar o Judiciário, afinal, sem Justiça, o cidadão fica desamparado. Conto com os senhores na luta para aprimorar a Justiça.”
Os novos desembargadores passam a integrar a Corte paulista para cumprir o chamado ‘Quinto Constitucional’, disposto no artigo 94 da Constituição Federal, que determina que um quinto dos lugares dos tribunais deve ser composto por membros do Ministério Público e advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, ambos com mais de dez anos de efetiva atividade profissional.
À solenidade estiveram presentes também o vice-presidente do TJSP, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini; o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Renato Nalini; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Alceu Penteado Navarro; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcelo Nobre; o presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP, desembargador Antonio Carlos Tristão Ribeiro; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Antonio José Silveira Paulilo; o presidente da Seção de Direito Público, Samuel Alves de Melo Júnior; o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; os desembargadores Marco Antonio Marques da Silva e Heraldo de Oliveira Silva; o vice-presidente e corregedor do TRE, Antonio Carlos Mathias Coltro; a advogada Talullah Carvalho, representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo; o prefeito de Campinas, Pedro Serafim; o decano da Academia Paulista de Letras, Paulo Bomfim e o secretário-executivo do Conselho de Ética do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), Luiz Ignácio Homem de Mello, além de desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, servidores, amigos e familiares dos novos desembargadores.
Cesar Ciampolini Neto - Natural de São Paulo, nasceu em 16 de fevereiro de 1952 e formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – turma de 1974. Nomeado desembargador pelo critério Quinto Constitucional – Classe Advogado, por decreto de 10-1-12.
Pedro de Alcântara da Silva Leme Filho – Paulistano, nascido em 23 de junho de 1956, é formado pela Pontifícia Universidade Católica – turma de 1981.
Comunicação Social TJSP – AM (texto) / AC (fotos)