“É uma nova época que começa para os Poderes Judiciário e Legislativo”
Essas palavras, ditas pelo presidente da Alesp, marcaram o final da visita que Ivan Sartori fez ao Colégio de Líderes
“Estou há vinte anos na Assembleia e nunca vi alguém tão determinado e apaixonado por aquilo que acredita. Com simplicidade e humildade, o presidente do Tribunal de Justiça quer trabalhar e alia vontade à ação”, disse o deputado Campos Machado.
Já o deputado Enio Tatto frisou o início de gestão do novo presidente do TJSP. “O senhor vem aqui com a preocupação número um voltada para os funcionários. Bom começo! Belo caminho, presidente!”
Outros líderes como o do governo, do PSDB, do PDT e PSOL também falaram sobre os motivos que levaram o presidente Sartori a expor ao Colégio de Líderes as prioridades do Poder Judiciário.
Na Alesp, Ivan Sartori disse que o Poder Judiciário se tornou deficitário ao longo de anos e o que se quer hoje “é trabalhar para colocá-lo em pé”. Entre as “prioridades das prioridades”, como o presidente costuma dizer, estão a aprovação de PEC que destina 6% da arrecadação do Estado ao Poder Judiciário (hoje são 4,04%); a criação de 2.100 cargos de assistentes jurídicos para auxiliar juízes de primeiro grau e a criação de três cargos de advogados para os quadros do Poder Judiciário.
Segundo a emenda apresentada pela Presidência do TJSP a projeto já existente, os cargos de assistentes jurídicos seriam providos em comissão exclusivamente com escreventes técnicos judiciários do quadro do Poder Judiciário. “É uma atividade muito importante. O juiz tem que ter a seu lado alguém que seja de extrema confiança e que produza muito. Por isso, a necessidade de ser em comissão. Além do mais, criaria novo incentivo aos escreventes”, disse Sartori ao Colégio de Líderes e demais deputados que prestigiaram o encontro.
Para o presidente, dois aspectos são necessários e fundamentais em relação aos servidores: o financeiro – já que o Estado acaba por perder os bons funcionários – e a reposição de servidores, porque, segundo ele, “não existe vara sem servidor, ele é a alavanca do Judiciário”.
Pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, acompanharam o presidente Ivan Sartori os desembargadores Armando Sérgio Prado de Toledo, Willian Roberto de Campos e José Benedito Franco de Godoi e os juízes assessores da Presidência Rodrigo Capez, Guilherme de Macedo Soares, Regis de Castilho Barbosa Filho e Gustavo Santini Teodoro.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br