Palácio da Justiça recebe estudantes de Direito da USP

        Um grupo de aproximadamente 250 estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) visitou hoje (1º) o Palácio da Justiça do Tribunal paulista. Os universitários foram recebidos pelo presidente da Corte, desembargador Ivan Sartori, que, diante de um Salão do Júri lotado, falou sobre o funcionamento do Judiciário. “É uma satisfação receber os alunos da Faculdade de Direito da USP nesta Casa. É aqui neste Tribunal que resolvemos os conflitos da sociedade. Agradeço a presença dos senhores.”

        Para o presidente, aproveitar os anos na faculdade para estudar é essencial para o sucesso profissional. “Estudem durante o curso. Espero que um dia possa ver um dos senhores ou uma das senhoras sentados nesta cadeira que hoje ocupo”, recomendou.

        O juiz assessor da Presidência do TJSP, Guilherme de Macedo Soares, fez breve relato sobre a magistratura. Ele iniciou sua fala perguntando quem, entre os presentes, gostaria de ser juiz após concluir o curso. O magistrado também explicou aos estudantes como é feito o ingresso na carreira e as promoções que os juízes devem ter para alcançar o cargo de desembargador. “Vocês têm sorte de cursar a melhor faculdade de Direito do país. É a faculdade que mais traz juízes para o nosso Tribunal. A carreira de juiz é maravilhosa, mas para quem tem vocação. É uma carreira que nos dá muitas alegrias, mas que é bastante difícil também. Deve-se, realmente, ser vocacionado.”

        O juiz Rodrigo Capez, também assessor da Presidência, lembrou de quando ingressou na Faculdade de Direito da USP. “Foi uma sensação de vitória”, disse. O magistrado, que falou sobre a longa caminhada trilhadas pelos universitários até atingirem seus objetivos, orientou-os a jamais desistir diante dos obstáculos. “Invistam em vocês. Estudem. Levem a faculdade com muita seriedade e sigam sua verdadeira vocação. Não há nada mais cruel do que ser condenado a trabalhar com aquilo que não gostamos.“

            O poeta Paulo Bomfim - decano da Academia Paulista de Letras - declamou um poema que fez para lembrar da época em que estudou na Faculdade de Direito da USP, na década de 1950. "Lembranças da São Francisco / Eu canto com emoção / Em cada canto do Largo / Eu largo meu coração."

            A visita dos estudantes ao Palácio acontece todos os anos, com os calouros do curso de Direito. O organizador do encontro é o professor José Fernando Simão, que dá aulas de Direito Civil na faculdade. Para ele, a visita de hoje foi especial, pois foi a primeira vez que o presidente do TJSP recebeu o grupo pessoalmente. Segundo o professor, as visitas têm o objetivo de fazer com que os estudantes conheçam o prédio e entendam um pouco mais do funcionamento do Judiciário. “É uma grande alegria ser recebido aqui. Só tenho a agradecer ao Tribunal.”

            Entre os quase 250 alunos presentes – pelo menos 220 eram calouros – estava Victória, de 19 anos, que veio de Campinas para cursar Direito na Faculdade do Largo de São Francisco. “Gostei muito. É um lugar muito bonito. Além disso, as palavras foram muito incentivadoras. Foi realmente muito bom”, disse ela, que pretende ser juíza após concluir a graduação.

 

            Comunicação Social TJSP – AM (texto) / DS (fotos)

            imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP