Cetra inicia atividades em Rio Claro

        Começou hoje (7), na Comarca se Rio Claro, o primeiro curso promovido pelo Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento de Servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo (Cetra), setor instalado no final do mês passado que atua na capacitação dos funcionários da Justiça estadual.

        O curso dura dois dias, aborda práticas em processos de Execução Penal e é ministrado para cerca de 50 diretores e escreventes de 25 comarcas da região (veja lista abaixo).

        O desembargador Luiz Antônio Rodrigues Silva, coordenador do Cetra, participou da abertura do evento e representou o presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori. Rodrigues explicou que além de capacitar, o Cetra também tem o objetivo de prestar apoio aos funcionários. Ele ressaltou que o volume de serviço na Justiça de São Paulo é impressionante, uma vez que a primeira instância conta com aproximadamente 19 milhões de processos em andamento. "É uma quantidade assustadora e exige um trabalho sobre-humano dos servidores. Por isso vamos fornecer no curso elementos que contribuirão e facilitarão a atividade judiciária", afirmou o desembargador.

        O diretor assessor da Presidência, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar, ressaltou a importância do intercâmbio de informações. "Não é apenas um curso. Eu gosto de chamar de encontro, porque também vamos levar a experiência dos senhores para a direção do TJSP", disse.

        A palestrante do curso foi Márcia Afonso, diretora do Departamento de Execuções Criminais (Decrim) da capital, responsável por cinco varas. Ela iniciou a apresentação com algumas dicas de atendimento ao público e falou sobre práticas de trabalho cartorário, especialmente sobre a necessidade de cumprimento das normas da Corregedoria.

        "Os processos de execução têm uma particularidade: eles frequentemente mudam de comarca de acordo com a transferência do sentenciado para outro presídio. Por isso, os cartórios devem padronizar os procedimentos e não ter cada um o seu método. Desse modo evitamos o retrabalho", comentou Márcia.

        As Varas de Execuções Criminais são responsáveis pelo acompanhamento das penas impostas no âmbito criminal. Amanhã, os participantes farão exercícios relacionados à montagem e andamento dos processos.

 

        Comarcas que participam do curso:

        - Rio Claro

        - Brotas

        - Foro Distrital de Itirapina

        - Moji Mirim

        - Moji Guaçu

        - Itapira

        - Limeira

        - Araras

        - Cordeirópolis

        - Pirassununga

        - Leme

        - Porto Ferreira

        - Santa Rita do Passa Quatro

        - Piracicaba

        - Capivari

        - Cerquilho

        - Laranjal Paulista

        - Monte Mor

        - Foro Distrital de Rio das Pedras

        - São Pedro

        - Tietê

        - São João da Boa Vista

        - Aguaí

        - Espírito Santo do Pinhal

        - Vargem Grande do Sul

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (foto)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP