Cetra promove palestra motivacional aos servidores
O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Renato Nalini, ministrou, nesta quinta-feira (15), no Fórum João Mendes Júnior, a aula inaugural “Rumo à Mudança” do Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento de Servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo (Cetra), setor que atua na capacitação dos funcionários da Justiça estadual.
A aula foi transmitida em tempo real, via Sistema de Ensino a Distância (EAD). Além dos 389 participantes presenciais, 538 servidores cadastrados de 18 comarcas acompanharam simultaneamente pela internet.
Em tom de conversa simples e com exemplos claros, Nalini fez reflexões de vida, do cotidiano e das condutas éticas em tópicos motivacionais sobre como abrir os olhos para uma nova caminhada.
O desembargador explicou que devemos procurar uma forma mais simples de liderar organizações, de modo que exija menos esforços e gere menos tensões do que as nossas práticas atuais. “Precisamos reconhecer que nossos métodos atuais de organização estão ultrapassados e temos de inventar novas formas, acordar para descobrir maneiras melhores de fazer aquilo que achamos que fazemos bem”, disse.
Ainda foram abordados assuntos como a criatividade, os aspectos relacionais e o fim do modelo mecanicista e da burocracia. “Nós precisamos perguntar, como agentes transformadores, como responsáveis por uma Justiça melhor, o que nós queremos como servidores do Judiciário? É urgente que sejamos curiosos”, afirmou.
Por fim, discorreu sobre o local de trabalho, lembrando que precisamos uns dos outros e que podemos mudar o ambiente desagradável ao lembrar que somos companheiros e não concorrentes.
O diretor assessor da Presidência, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar, ressaltou a importância das aulas. "Além de capacitar, o Cetra também tem o objetivo de prestar apoio aos funcionários. Nessa primeira aula tivemos a participação de 18 comarcas, totalizando 902 inscritos. Estamos em fase final do processo licitatório para adquirir novos equipamentos, o que aumentará a participação dos servidores inscritos que assistirão às aulas à distância”, finalizou.
Também integraram a mesa o juiz auxiliar da Corregedoria, Durval Augusto Rezende Filho e o coordenador do Centro de Apoio aos Juízes do Fórum João Mendes Júnior, Gilson Delgado Miranda.
Ao final, o desembargador Nalini respondeu às perguntas dos servidores presentes e daqueles que acompanharam a palestra por internet.
Quem se interessar em assistir as aulas deve realizar a inscrição pelo formulário eletrônico disponibilizado no portal da intranet do TJSP, no campo “informações para funcionários” e no link “Cetra”.
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / AC (fotos)