TJSP inicia “Administração Participativa” pela RA de Ribeirão Preto
Pela primeira vez, o Judiciário de São Paulo reúne juízes por região para encontrar soluções aos problemas de cada comarca
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, esteve ontem (23), em Ribeirão Preto, sede da 6ª Região Administrativa Judiciária, para o início do projeto de “Administração Participativa”, uma de suas propostas para a eficiência de gestão do Poder Judiciário paulista. Em Ribeirão Preto, o presidente foi recebido pelo juiz diretor do fórum, Sylvio Ribeiro de Souza Neto. A reunião contou com a presença de juízes de todas as comarcas que compõem a 6ª RA.
Durante toda a tarde desta sexta-feira, o fórum de Ribeirão Preto ficou repleto de desembargadores, juízes e representantes da comunidade local que tiveram a oportunidade de ouvir do próprio presidente do TJSP o diagnóstico do Poder Judiciário paulista. Ivan Sartori falou sobre a situação dos magistrados e servidores, do relacionamento com o Conselho Nacional de Justiça e Tribunais Superiores, da relação com os demais segmentos da sociedade, de questões práticas como a reposição de servidores e concurso de magistrados e de seu trabalho à frente do Poder Judiciário para melhorar a prestação jurisdicional e as condições de trabalho dos que integram o quadro do TJSP.
Após sua explanação, coube aos magistrados indagarem sobre possíveis soluções aos desafios diários em suas comarcas. Com o registro de estenotipa e com dois juízes assessores da Presidência – Guilherme de Macedo Soares e João Baptista Galhardo – atentos às necessidades individuais de cada manifestação, Ivan Sartori se predispôs à análise das questões apresentadas para, em curto espaço de tempo, dar as respostas, se possíveis, que solucionem as questões. “Empenho não faltará a mim e à equipe do Tribunal”, disse o presidente.
Na RA de Ribeirão Preto, o presidente do TJSP falou dos objetivos a serem alcançados no biênio 2012-2013, das dificuldades encontradas e o que já pôde ser colocado em prática nos quase três meses de gestão para a melhoria da prestação da Justiça em benefício do jurisdicionado.
Um dos mais entusiastas desse novo projeto do Judiciário de São Paulo é o desembargador Roque Antonio Mesquita, presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis). “Esse momento é histórico. Nunca antes vi um presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo em um auditório colocar-se à disposição para atender magistrados e servidores. O momento é agora, não podemos perder o bonde da história. É uma presidência afinada com as nossas propostas. Agradeço a Deus por vivenciar este momento. Sempre era a Apamagis que convidava o presidente do Tribunal para uma reunião. Agora, o cenário se inverteu. Hoje é o presidente da Apamagis que foi o convidado pelo Tribunal para conversar com desembargadores e juízes.” Não foi somente o desembargador Roque Mesquita que acompanhou o “Administração Participativa”, os desembargadores Álvaro Augusto dos Passos, Cláudio Hamilton Barbosa, Elcio Trujillo e Irineu Jorge Fava também prestigiaram o encontro.
O “Administração Participativa” tem, durante todo o ano, encontros de trabalho agendados nas dez sedes administrativas do Estado. A intenção é sempre reunir os desembargadores coordenadores de Circunscrição Judiciária, os juízes, os representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil e dos Poderes Executivo e Legislativo da localidade e região, além de se reservar um espaço para que o presidente conheça o fórum da comarca e converse com os servidores.
Por se tratar de reunião de trabalho, embora não seja publicada a presença de todos sempre bem-vindos, em Ribeirão Preto o encontro contou com a participação da prefeita Dárcy da Sigla Vera e do presidente da Câmara Cícero Gomes da Silva.
A 6ª Região Administrativa de Ribeirão Preto é formada por oito Circunscrições Judiciárias, que abrangem 47 comarcas. Vivem na região 4,7 milhões de habitantes. Trabalham nessas comarcas 5.474 servidores e estão em andamento 2,3 milhões de processos no Judiciário local.
Confira as datas* dos próximos encontros:
* sujeitas à alteração em razão de compromissos inadiáveis na agenda do presidente
Abril: Dia 27/4/12 (6ª feira)
9ª RA – sede Santos (1ª CJ), Registro (21ª CJ) e Itanhaém (56ª CJ)
Maio: Dia 25/5/12 (6ª feira)
8ª RA – sede SJCampos (46ª CJ), Taubaté (47ª CJ), Guaratinguetá (48ª CJ) e Caraguatatuba (51ª CJ)
Junho:
Dia 15/6/12 (6ª feira)
5ª RA – sede Presidente Prudente (27ª CJ), Assis (26ª CJ), Presidente Venceslau (28ª CJ), Dracena (29ª CJ), Tupã (30ª CJ) e Marília (31ª CJ)
Dia 29/6/12 (6ª feira)
10ª RA – sede Sorocaba (19ª CJ), Itu (20ª CJ), Itapetininga (22ª CJ) e Itapeva (49ª CJ)
Agosto:
Dia 3/8/12 (6ª feira)
3ª RA – sede Bauru (32ª CJ), Botucatu (23ª CJ), Avaré (24ª CJ), Ourinhos (25ª CJ) e Jaú (33ª CJ)
Dia 31/8/12 (6ª feira)
4ª RA – sede Campinas (8ª CJ), Jundiaí (5ª CJ), Bragança Paulista (6ª CJ), Mogi Mirim (7ª CJ), Rio Claro (9ª CJ), Limeira (10ª CJ) Pirassununga (11ª CJ), Piracicaba (34ª CJ), São João da Boa Vista (50ª CJ), Americana (53ª CJ) e Amparo (54ª CJ)
Setembro:
Dia 28/9/12 (6ª feira)
1ª RA – São Paulo (57ª CJ), SBCampo (2ª CJ), Santo André (3ª CJ), Osasco (4ª CJ), Guarulhos (44ª CJ), Mogi das Cruzes (45ª CJ) e Itapecerica da Serra (52ª CJ)
Outubro:
Dia 26/10/12 (6ª feira)
2ª RA – Araçatuba (36ª CJ), Lins (35ª CJ), Andradina (37ª CJ) e Jales (55ª CJ)
Novembro:
Dia 30/11/12 (6ª feira)
7ª RA – São José do Rio Preto (16ª CJ), Barretos (14ª CJ), Catanduva (15ª CJ), Votuporanga (17ª CJ) e Fernandópolis (18ª CJ)
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br