Desembargador Eduardo Pereira Santos se despede do TJSP
O ex-presidente da Seção de Direito Criminal do Tribunal de São Justiça de São Paulo, desembargador Eduardo Pereira Santos, participou da sua última sessão de julgamento hoje (28) no Judiciário paulista.
A presidente da 12ª Câmara, desembargadora Angélica de Maria Mello de Almeida abriu a sessão com a presença do desembargador. Colegas da Câmara prestaram suas homenagens.
O desembargador Carlos Vico Mañas lembrou que o desembargador Eduardo Pereira “tem predicados que o torna diferente e especial. Juiz acessível, humano, justo, com conhecimento humanístico muito grande. Sua presença irá fazer muita falta”, finalizou.
O atual presidente da Seção de Direito Criminal, eleito para o biênio 2012-2013, desembargador Antonio Carlos Tristão Ribeiro, também esteve presente. “É uma tristeza pelo fato de uma pessoa como Eduardo Pereira nos deixar; sua amizade e humildade deixarão marcas em nossas vidas. Por outro lado, é uma alegria ver que dedicou sua vida à magistratura de cabeça erguida e com a consciência tranquila. Que seja muito feliz e que tenhamos sempre o exemplo do homem e magistrado que foi”, concluiu.
“Cumpri meu dever por quase 50 anos, um caso de amor tão longo. Acabou meu tempo na magistratura e renasço para um novo ciclo, com ainda muitos afazeres”, finalizou o desembargador ao final de seu discurso.
Nascido em Taubaté, Eduardo Pereira Santos é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo - USP, turma de 1967. Iniciou na magistratura em 1972, como juiz substituto em Taubaté. Passou pelas comarcas de Paraibuna, Caçapava, chegando em São Paulo em 1979.
Foi promovido a juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo em 1993 e vice-presidente do Tribunal de Alçada em 2004. Tomou posse como desembargador do TJSP em 2005. Foi eleito presidente da Seção Criminal do TJSP para o biênio 2008/2009.
Da 12ª Câmara Criminal fazem parte os desembargadores João Luiz Morenghi, Breno de Freitas Guimarães Júnior e Amable Lopez Soto.
Comunicação Social TJSP - HS (texto) / AC (fotos)