Três novos desembargadores tomam posse no TJSP
Na manhã de hoje (9) foi realizada no gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo a solenidade singela de posse de três novos desembargadores Israel Góes dos Anjos, Reinaldo de Oliveira Caldas e Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida. O presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori, abriu a cerimônia conclamando os magistrados a assinarem o termo de posse e chamando-os em seguida a proferir algumas palavras. A corte conta agora com 353 desembargadores.
O primeiro a se manifestar foi o desembargador Israel Góes dos Anjos, que disse ser um dia muito feliz para ele. “Comecei a trabalhar casado com os preceitos do Direito e da Justiça”, afirmou, dizendo-se muito emocionado com a data. Em seguida, foi a vez de Reinaldo de Oliveira Caldas falar de sua satisfação e orgulho por assumir o mais elevado cargo do Judiciário paulista, dizendo-se ciente das responsabilidades que a posse traz consigo. Maria de Lourdes Vaz de Almeida Rachid agradeceu a Deus por esse dia e "também pelo fato de que minha mãe terá a oportunidade de assistir à posse solene”. Ela ressaltou a importância de tomar posse no início da atual gestão e que o TJSP. Segundo a desembargadora, "o tribunal vive um momento muito especial”.
O presidente Ivan Sartori disse que, apesar da singeleza da cerimônia, todos sabiam da grande importância dela para os novos desembargadores "que alcançam o posto depois de muitos anos de trabalho duro e árduo no Judiciário de São Paulo". Dirigindo-se a cada um deles, pela ordem, o presidente disse que Israel ele já conhecia e sabia de sua dedicação como magistrado; Reinaldo “não conheço, mas sei de seu trabalho” e Maria de Lourdes também já conhecia. "Inclusive já trabalhamos juntos." Sartori desejou felicidades aos três e disse que eles darão continuidade ao excelente trabalho que realizaram ao longo de suas carreiras.
A solenidade contou com as presenças do vice-presidente do TJSP, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini; dos presidentes das Seções desembargadores Antonio Carlos Tristão Ribeiro (Direito Criminal), Samuel Alves de Melo Júnior (Direito Público) e Antonio José Silveira Paulilo (Direito Privado), dos desembargadores Sergio Coimbra Schmidt e Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa e do juiz Alex Tadeu Monteiro Zilenovski.
Israel Góes dos Anjos – Natural de Aracaju (SE) se formou em Direito pela Faculdade Católica de Direito de Santos, turma de 81. Juiz substituto nomeado para a Comarca de Santos, assumiu em janeiro de 1984. Passou pelas comarcas de Teodoro Sampaio, Moji Mirim e Itanhaém, até ser promovido para a 2ª Vara da Família e das Sucessões da capital, em 1998.
Reinaldo de Oliveira Caldas – Nascido em Capivari, Estado de São Paulo, concluiu o curso de Direito pela Universidade Metodista Piracicabana no ano de 1979. Passou no concurso para a magistratura em 1983, nomeado no mesmo ano para a Comarca de Bauru. Atuou também em Botucatu, Bariri, Salto e Piracicaba, Em 1998 foi promovido para a 2ª Vara da Família e das Sucessões do Foro Regional de Santana, na capital.
Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida – Bacharel em Direito formada pela Faculdade de Direito de sua cidade natal, Sorocaba, turma de 1980. Ingressou na magistratura em 1985, nomeada para a sede da 22ª Circunscrição Judiciária, em Itapetininga. Passou ainda pelas comarcas de Santo André, Bariri e Carapicuiba-Barueri até chegar à capital no ano de 1989.
Comunicação Social TJSP – RP (texto) / AC (fotos)