TJSP fala a advogados de Araraquara sobre automação do Judiciário
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) apresentou ontem (17) aos advogados de Araraquara o Sistema de Automação do Judiciário (SAJ), por meio do qual eles poderão, a partir de agora, acompanhar o andamento dos processos. A apresentação foi feita pelas equipes da Secretaria de Primeira Instância (SPI) e Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), com as presenças dos secretários Ana Lucia Negreiros (SPI) e Luiz Carlos Villani (STI). Além deles, também estavam presentes a coordenadora de sistemas de Primeira Instância da STI, Maria Cristina Rabelo, o coordenador das comarcas do interior, Fábio Makoto Tagliaferro e o coordenador de normatização da SPI, Luiz Carlos Garcia Cardoso, responsável por ministrar a palestra aos cerca de 150 advogados presentes ao Centro de Convenções Dr. Nelson Barbieri, local do evento.
Nos trabalhos, abertos por Ana Lucia Negreiros, a secretária de SPI do Tribunal apresentou a equipe e falou das razões que levou o Judiciário a locomover os servidores até Ararquara com o objetivo de transmitir aos advogados as principais modificações presentes no novo sistema.
Luiz Carlos Garcia Cardoso falou das novas ferramentas disponíveis no SAJ e das facilidades que elas trarão ao trabalho cotidiano dos advogados. Entre os benefícios, citou o fato que, a partir de agora, eles poderão imprimir documentos de seus próprios escritórios, evitando a ida até o fórum, como acontece atualmente. Araraquara é a 19ª cidade do Interior a implantar o novo sistema.
Uma modificação importante é que agora a numeração processual será unificada, com um mesmo número desde o protocolo da ação, atendendo à Resolução nº 65/08 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Outro esclarecimento prestado aos advogados araraquarenses foi como eles devem proceder para consultar processos sob segredo de Justiça e sobre a Lei 11.419, que regulamenta os processos digitais.
Em Araraquara, a migração do atual sistema para o SAJ acontecerá paulatinamente, iniciando-se nesta semana até ser totalmente implantado em meados de maio.
Com o site do TJSP projetado em um telão, Cardoso explicou passo a passo como os advogados devem fazer todas as consultas que necessitarem. Ao final, a equipe do Tribunal respondeu às perguntas dos advogados e deixou os contatos para esclarecer possíveis dúvidas que apareçam durante o período de transição.
O presidente da 5ª Subseçao da Ordem dos Advogados do Brasil, localizada em Araraquara, João Luiz Ultramari, elogiou a iniciativa dos secretários e servidores do Tribunal de Justiça em comparecer a cidade e convidar os advogados para lhes informar sobre a migração. Ele estava acompanhado pelo vice-presidente, Jorge Luís Bedran. Araraquara possui cerca de 15 mil advogados.
Comunicação Social TJSP – RP (texto) / AC (fotos)