Tribunal de Justiça de São Paulo participa do I Seminário Práticas Judiciais Inovadoras
O Tribunal de Justiça de São Paulo participou ontem (18) do “I Seminário: Práticas Judiciais Inovadoras”, promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Frente Parlamentar Mista pelo Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira. O evento aconteceu no Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Ações de sucesso do Poder Judiciário foram debatidas, com o objetivo de incentivar e disseminar as boas práticas desenvolvidas em todo o país. Com isso, busca-se fortalecer a imagem do Judiciário, a prestação jurisdicional eficiente, além de aproximar o sistema Judiciário da sociedade.
O TJSP foi representado pelo juiz assessor da Presidência e coordenador do projeto “Núcleo de Atendimento Integrado”, João Baptista Galhardo Júnior. A prática objetiva reunir, no mesmo espaço físico, todos os órgãos do Sistema de Justiça e do Sistema de Rede de Proteção para Atendimento do Adolescente Autor de Ato Infracional e sua Família.
A prática pode tornar mais célere os processos, dando mais efetividade ao cumprimento de medidas socioeducativas. “Apresentamos uma ideia da união de esforços. A integração dos órgãos e das instituições públicas e privadas de uma comunidade, que juntos trabalham de forma articulada no sentido de proporcionar ao jovem infrator uma ideia de ressocialização. Sem dúvida, é um caminho para reduzir a violência praticada pelo adolescente infrator”, salientou o magistrado.
O Distrito Federal apresentou o projeto da juíza Léa Martins, coordenadora do Programa Justiça Restaurativa, que tem como objetivo ampliar a capacidade de resolução de conflitos no âmbito dos crimes de menor potencial ofensivo. Minas Gerais mostrou o funcionamento da Central de Conciliação, por meio de apresentação da juíza Ângela de Lourdes Rodrigues.
Comunicação Social TJSP – HS (texto) / Divulgação (foto)