RA de Santos foi a segunda região a receber o projeto “Administração Participativa”

Em iniciativa inédita, Presidência do TJSP reúne juízes e servidores para encontrar soluções aos problemas de cada comarca  

 

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, esteve ontem (27), em Santos, sede da 9ª Região Administrativa Judiciária, em sequencia ao projeto “Administração Participativa”, uma de suas propostas para a eficiência de gestão do Poder Judiciário paulista. Em Santos, o presidente foi recebido pela juíza diretora do fórum, Thatyana Antonelli Marcelino Brabo. A reunião contou com a presença de juízes de todas as comarcas que compõem a 9ª RA. 

        Durante toda a tarde desta sexta-feira, o fórum de Santos recebeu desembargadores, juízes e representantes da comunidade local que ouviram do próprio presidente do TJSP o diagnóstico do Poder Judiciário. Ivan Sartori falou sobre a situação dos magistrados e servidores, do relacionamento com o Conselho Nacional de Justiça e Tribunais Superiores, da relação com os demais segmentos da sociedade, de questões práticas como a reposição de servidores e concurso de magistrados e de seu trabalho à frente do Poder Judiciário para melhorar a prestação jurisdicional, além da construção de novos prédios para fóruns deteriorados, dos mutirões no setor de precatórios e da sempre aberta porta do Tribunal de Justiça aos juízes e servidores para o recebimento de sugestões e críticas. O presidente enfatizou a criação do Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento de Servidores (Cetra) e a disponibilização de curso, com o de Santos já programado para o próximo dia 3. O diretor assessor da Presidência, Kauy Carlos Lopergolo de Aguiar, também presente, aproveitou para conversar com os servidores e esclarecer sobre os cursos que serão ministrados pelo Cetra.

        Outra conquista importante para os servidores da RA está relacionada à questão da área médica. A secretária da Área da Saúde do TJSP, Mariângela Maluf Lagoa, estava presente para as providências necessárias à instalação de um futuro centro de perícias médicas.

        Com o registro de estenotipa e juízes assessores da Presidência que o acompanharam – Guilherme de Macedo Soares, Silvana Amneris Rôlo Pereira Borges e Márcio Kammer de Lima – atentos às necessidades individuais de cada manifestação, Ivan Sartori se predispôs à análise das questões apresentadas para, em curto espaço de tempo, dar respostas, se possíveis, que solucionem as questões.

        Na RA de Santos, o presidente do TJSP falou dos objetivos a serem alcançados no biênio 2012-2013, das dificuldades encontradas e o que já pôde ser colocado em prática nos quatro meses de gestão para a melhoria da prestação da Justiça em benefício do jurisdicionado.

        O “Administração Participativa” tem, durante todo o ano, encontros de trabalho agendados nas dez sedes administrativas do Estado. A intenção é sempre reunir os desembargadores coordenadores de Circunscrição Judiciária, os juízes, os representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil e dos Poderes Executivo e Legislativo da localidade e região, além de se reservar um espaço para que o presidente converse com os servidores locais.

        A 9ª Região Administrativa de Santos é formada por três Circunscrições Judiciárias (Santos, Registro e Itanhaém) que abrangem 17 comarcas. Vivem na região 1,87 milhão de habitantes. Trabalham nessas comarcas 2.706 servidores e estão em andamento 2,3 milhões de processos no Judiciário.

        Audiências online – Na reunião como o prefeito de Santos João Paulo Tavares Papa, o secretário da Cidadania Paulo Murat, o promotor de Justiça João Carlos Meirelles Ortiz, o chefe do Comando de Policiamento do Interior (CPI-6), coronel Sérgio Del bel, o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Renato Cerqueira Campos e a juíza diretora do fórum, Thatyana Antonelli Marcelino Brabo, o presidente Sartori se dispôs a intensificar as providências para que diminua o transporte de presos na região, com a realização de audiências online. O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, prontificou-se a auxiliar no que tange a equipamentos necessários para que a sistemática seja colocada em prática o mais rápido possível.



Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP