Presidência do TJSP se reúne com presidente do STF e corregedora-nacional de Justiça
Na manhã desta quinta-feira (10), em Brasília, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, foi recebido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto. No encontro foram tratados assuntos de interesse institucional, falou-se do diálogo necessário e já existente entre os integrantes das duas Cortes e da importância do Conselho Nacional de Justiça que, segundo Ayres Britto, deve ser visto como uma ferramenta em prol Judiciário e da distribuição de Justiça. Assuntos técnicos também estiveram em pauta como, por exemplo, o aperfeiçoamento do uso da repercussão geral. Sobre essa questão, o juiz assessor da Presidência Guilherme de Macedo Soares se reuniu com o secretário-geral do STF, Anthair Valente. Durante a reunião, foi assinado um protocolo de intenções entre os presidentes do STF e TJSP para criar uma comissão com o objetivo de agilizar os processos envolvendo as questões de repercussão geral.
Ao término da reunião, Ayres Britto convidou o presidente Ivan Sartori para assistir com ele a uma manifestação da tribo Xavantes que, por meio de ritual de dança, realizado em frente ao prédio do Supremo, chamava a atenção das autoridades para problemas que enfrentam em relação à posse de suas terras, contestando, segundo os índios, a interferência da Funai. Também presenciou a apresentação o presidente do Tribunal Regional Federal – 1ª Região Mário César Ribeiro, acompanhado de integrantes do TRF-1ª Região.
Ainda nesta manhã, o presidente Ivan Sartori se reuniu com a corregedora-nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon. Sartori aproveitou a oportunidade e levou à ministra os resultados do mutirão que tem sido realizado no setor de precatórios em São Paulo.
Comunicação Social TJSP – RS (texto e fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br