TJSP abre exposição sobre história do Judiciário e do sistema prisional paulista
O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou hoje (11), a exposição O Poder Judiciário e o Sistema Penitenciário: Um Panorama da Memória Institucional, no Salão dos Passos Perdidos, Palácio da Justiça. O evento – fruto de trabalho conjunto da Coordenadoria do Gabinete do Cerimonial e Relações Públicas do TJSP, Museu do Tribunal de Justiça e Museu Penitenciário Paulista – integra a 10ª Semana de Museus, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
O desembargador Alexandre Moreira Germano, coordenador do Museu do Tribunal de Justiça, abriu a mostra. Em discurso, ele afirmou que “é uma honra e uma satisfação para o Gabinete do Cerimonial e Relações Públicas e para o Museu do Tribunal de Justiça promover, junto com o Museu Penitenciário, esta exposição histórica, retratando aspectos relevantes da evolução dos sistemas judiciário e penitenciário paulistas, com valioso acervo histórico e documental, incluindo obras de artes visuais provenientes para a ressocialização dos presos”.
O secretário de Estado da Administração Penitenciária de São Paulo, Lourival Gomes, representou o governador de São Paulo. Ele agradeceu os cumprimentos e ressaltou os laços comuns entre o Poder Judiciário e o sistema penitenciário. “É uma relação extremamente importante. O arquiteto Ramos de Azevedo planejou, por exemplo, o Palácio da Justiça e a Penitenciária do Estado, hoje Penitenciária Feminina”.
A mostra do Tribunal de Justiça e da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo reúne processos de importância histórica, como o inventário de Washington Luis, responsável pela contratação do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo para a realização do projeto do Palácio da Justiça, além de fotos e objetos confeccionados por detentos, como a corda denominada “tereza”, utilizada para fugas, microondas de papelão e tampa de plástico e máquinas de tatuar.
Outras autoridades presentes à abertura do evento foram o desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini, vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, representando o presidente, desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori; desembargador José Renato Nalini, corregedor-geral da Justiça de São Paulo; desembargador Antonio Carlos Tristão Ribeiro, presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP; desembargador Ruy Alberto Leme Cavalheiro, representando o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); Amanda Pontes de Siqueira, coordenadora auxiliar do Núcleo de 2ª Instância e Tribunais Superiores, representando a Defensoria Pública do Estado; Fabio Augusto Pinto, delegado de polícia chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, representando o delegado-geral; Daniel Gandolfo, presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo; Arthur Allegretti Joly, presidente da Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel (Funap); Lucia Maria Casali, diretora executiva da Funap; acadêmico Paulo Bomfim, decano da Academia Paulista de Letras, e Sidney Soares, diretor do Museu Penitenciário Paulista.
A exposição O Poder Judiciário e o Sistema Penitenciário: Um Panorama da Memória Institucional está aberta ao público entre 14 e 22 de maio, inclusive sábados e domingos, das 13 às 18 horas, no ‘Salão dos Passos Perdidos’ (Palácio da Justiça – Praça da Sé – s/nº).
Comunicação Social TJSP – MR (texto) / DS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br