Itapira inaugura ampliação de fórum com a presença dos chefes dos Poderes Legislativo e Judiciário
Os moradores, juízas e servidores que atuam no Judiciário de Itapira viveram hoje (11) um dia diferente e, segundo eles, histórico. Pela primeira vez a comarca contou com a presença recebeu dos chefes e representantes dos três poderes constituídos. A solenidade que marcou a entregadas obras de reformado prédio do fórum contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, da secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, representando o governador e do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ivan Sartori. Essa foi a primeira vez que, segundo o prefeito local, um presidente do Tribunal de Justiça é recebido na comarca.
Os detalhes do capricho de servidores e magistradas eram visíveis aos moradores e convidados. Em cada gesto ou canto, destacavam-se o cuidado e o carinho empregados para que a solenidade fosse coroada de sucesso. A cerimônia reuniu em um salão de júri lotado pessoas ligadas à esfera jurídica, política e usuários da prestação de serviço oferecida pelo Judiciário local.
Segundo a diretora do fórum juíza Helia Regina Pichotano, “as melhorias trazem benefícios a todos, em especial aos jurisdicionados”. A magistrada ressaltou a grande e complexa estrutura a ser administrada, as questões hoje em pauta nos jornais e nos debates da imprensa e o sentimento de renovação e melhoria que a Presidência do Tribunal traz às Casas de Justiça que tanto necessitam de estrutura adequada para a realização dos serviços que levam aos cidadãos.
Em sua manifestação, o prefeito Antonio Hélio Nicolai fez breve retrospectiva das dificuldades contidas até a finalização das obras. “Temos agora um fórum em condições de atender bem a nossa comunidade”, disse sem esconder a alegria do momento.
Barros Munhoz se esforçou para, em poucas palavras, já que a cerimônia foi simples e rápida, para destacar a importância do dia de hoje no cotidiano de sua cidade natal. “Foram três aditivos, uma luta insana que só chega a esse momento graças à persistência da doutora Helia, da colaboração da Secretaria da Justiça e do Tribunal de Justiça.” Ele disse a Ivan Sartori que “os itapirenses serão eternamente gratos pelo fato de o presidente estar na cidade nessa ocasião. “É uma homenagem às juízas, aos promotores, a todos os operadores de Direito que trabalham aqui.” O deputado destacou as reformas realizadas, o elevador para acessibilidade dizendo que “aqui temos o pão da alma”. Aproveitou sua fala para dizer que o presidente Ivan Sartori estava passando, com muita grandeza, por um turbilhão na gestão do Tribunal de Justiça. “Deus só dá carga pesada àqueles que podem suportar”, disse destacando que o Judiciário merece o respeito e a dignidade, pois São Paulo deve muito a esse poder. Para ilustrar citou alguns desembargadores que passaram pela comarca, entre eles Onei Raphael, Willian Campos, Lauro Luchesi e Alvaro Lazzarini.
Para a secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, o que se via naquele fórum “era resultado de força-tarefa da ação de todos os componentes da mesa condutora dos trabalhos, “todos atores dessa obra”. A secretária destacou a importância de o fórum estar em condições de abrigar com dignidade as pessoas que procuram na Justiça a solução de seus conflitos. Ela fez questão de frisar a tenacidade das magistradas que acompanharam cada detalhe da reforma.
O presidente Ivan Sartori, ao encerrar a cerimônia, enalteceu a parceria que tem com a Secretaria da Justiça e o Poder Legislativo. Desculpou-se com os presentes dizendo que teria que ter chegado antes na cidade para “sentir por mais tempo a calorosa receptividade que recebia naquele momento”. Sartori registrou também a alegrai de encontrar muitos juízes da região. “Nossa gestão, sem deixar de lado o segundo grau, tem se voltado para o primeiro grau em razão da situação aflitiva de muitos locais sem a mínima condição de trabalho.” O presidente sintetizou o trabalho já realizado no pouco tempo à frente do Tribunal de Justiça e destacou que o Judiciário é valoroso porque seus servidores são fortes e trabalham diuturnamente e seus juízes têm sido heróis atuando com montanhas de trabalho. “Pela primeira vez venho a Itapira, pretendo voltar.” Ivan Sartori encerrou o pronunciamento homenageando as mães presentes, nas figuras da secretária da Justiça, das magistradas e das servidoras do fórum de Itapira. “Pelo próximo domingo, dia em que felizmente estarei ao lado de minha mãe, desejo a todas feliz ‘Dia das Mães’.”
À solenidade estiveram presentes o coordenador da 54ª Circunscrição Judiciária, desembargador Ricardo Cardozo de Mello Tucunduva; o promotor de Justiça da Comarca de Itapira André Luiz Brandão, representando o procurador-geral de Justiça; a juíza da Comarca de Itapira, Carla Kaari, representando o presidente da Associação Paulista dos Magistrados; a juíza coordenadora adjunta do Núcleo Regional da escola Paulista da Magistratura, Claudia Regina Nunes, representando o diretor da EPM; o juiz assessor da Presidência Guilherme de Macedo Soares; o conselheiro da ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo, Adib Kassouf Sad, representando o presidente da OAB SP; o presidente da Câmara de Itapira Manoel de Alvário Marques Filho; a juíza diretora do fórum da Comarca de Amparo, Fabíola Brito do Amaral; o juiz diretor do fórum da Comarca de Campinas, Luiz Antonio Alves Torrano; o juiz diretor do fórum da Comarca de Mogi Guaçu, Daniel Ribeiro de Paula; a juíza diretora do fórum de Moji Mirim, Fernanda Christina Calazans Lobo e Campos; a juíza diretora do fórum de Pedreira, Iohana Frizzarini Exposito; o juiz diretor do fórum da Comarca de Serra Negra, Carlos Eduardo Silos de Araujo; o juiz diretor do fórum da Comarca de Sumaré, Gilberto Vasconcelos Pereira Neto; o juiz responsável pelo Foro Distrital de Artur Nogueira, Fábio Rodrigues Fazuoli; o juiz responsável pelo Foro Distrital de Conchal, Rafael Pavan de Moraes Filgueira; o juiz da vara do trabalho, José Otávio de Souza Ferreira; o promotor de Justiça da Comarca de Itapira, Roberto Lino Júnior; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Itapira, Juvenal Santi Lauri; o delegado de Polícia de Itapira Luiz Roberto Janini Ortiz; a delegada de Polícia da Mulher do Município de Itapira, Nagya Cássia de Andrade; o comandante do 26º BPM-I, tenente coronel PM Ricardo Silz; o vice-prefeito de Itapira, Antonio Carlos Martins; o comandante da Guarda Municipal de Itapira, Eraldo Delfino Sabadini; o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis; o diretor do Instituto Educacional Superior de Itapira, Faculdade IESI, Ulisses Feres da Silva; o chefe da Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça de São Paulo, coronel PM Renato Cerqueira Campos; desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, vereadores, servidores da Justiça, familiares e integrantes da comunidade local.
Comunicação Social TJSP- RS (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br