Três novos desembargadores tomam posse
Na tarde desta sexta-feira (18), os desembargadores Israel Góes dos Anjos, Reinaldo de Oliveira Caldas e Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida tomaram posse como os mais novos integrantes da Corte paulista. A cerimônia, realizada no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça, contou com a presença de magistrados, integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, servidores, familiares e demais amigos dos empossandos.
O desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior, orador em nome do Tribunal de Justiça, agradeceu a surpresa e a oportunidade de saudar os empossados, colegas próximos e queridos, magistrados com os quais compartilhou momentos inesquecíveis. “Meus caros magistrados, meus sinceros cumprimentos e votos de profícua atuação em segunda instância. Tenho certeza que dignificarão as tradições de nosso honrado Judiciário paulista.”
Para a desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida, “a emoção sentida há quase 27 anos se renova; a expectativa e a ansiedade incontida de abraçar o novo e de mergulhar sem medo nos desafios da nova profissão e carreira dá lugar ao orgulho e à satisfação de que a opção vocacional se mostrou acertada. Sinto-me realizada, com a certeza de que muito ainda há para trilhar e realizar, agora numa nova etapa que se inicia”.
O desembargador Reinaldo de Oliveira Caldas afirmou que na data de hoje, ao chegar ao mais alto posto da magistratura do Estado, sabe dos desafios e das responsabilidades que o esperam. “Chego ao cargo após quarenta anos de serviço público à Justiça. Ao longo de todo esse tempo, procurei julgar o meu semelhante como se eu próprio estivesse em seu lugar. Não sei se consegui ser tão justo quanto pretendia ou quanto deveria. De qualquer forma, tenho absoluta certeza de que jamais maculei a toga do magistrado.” Ele ainda agradeceu a Deus pela humildade, serenidade, discernimento e destemor para, ao lado dos colegas de toga e de princípios, tornar este mundo mais justo e dar a cada um o que é seu, na exata medida de seu merecimento.
O desembargador Israel Góes dos Anjos contou que o tempo passou rápido demais desde o dia em que foi empossado no cargo de juiz substituto e que, por esse motivo, revive os mesmos sentimentos daquela data, com a mesma crença no Direito e na Justiça. “Depois de pouco mais de 28 anos exercendo a judicatura no Poder Judiciário paulista, tenho a honra e a alegria de alcançar o ápice da carreira. Orgulho-me de fazer parte desta Corte, com júbilo assumo o cargo de desembargador, sem esquecer que a finalidade desse honroso cargo é a de servir à sociedade”, disse.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, finalizou a solenidade afirmando que chegam ao Tribunal de Justiça três grandes magistrados que, após uma carreira árdua, tomam posse como desembargadores. “São magistrados que todos nós conhecemos, sabemos de seus valores, dedicação e trajetórias gloriosas. Eles somarão forças aos colegas para melhorar a prestação jurisdicional e nos ajudarão na administração do Tribunal”, concluiu. A Corte paulista conta agora com 349 desembargadores.
À solenidade estiveram presentes também o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini; o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Renato Nalini; o secretário-adjunto de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Fabiano Marques de Paula, representando a secretária e o governador do Estado de São Paulo; o cônego Dario Benedito Bevilácqua; o arcebispo Maronita do Brasil, dom Edgard Madi; o secretário municipal de Serviços Dráusio Lúcio Barreto, representando o prefeito de São Paulo; o subprocurador de Justiça e de Relações Externas, Arnaldo Hossepian Salles Lima Junior; o procurador do Estado Olavo José Justo Pezzotti, chefe da Procuradoria Judicial, representando o procurador-geral do Estado; o defensor público coordenador do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores, Pedro Giberti, representando a defensora-pública-geral do Estado de São Paulo; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz coronel Orlando Eduardo Geraldi; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Antonio José Silveira Paulilo; o presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP, Antonio Carlos Tristão Ribeiro; o desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, diretor da Associação dos Magistrados Brasileiros, representando o presidente; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo; o ouvidor do TJSP, desembargador Mohamed Amaro; o cônsul-geral do Líbano, Joseph Sayah; a diretora do Departamento de Secretaria da Associação Paulista de Magistrados, juíza Luciana Almeida Prado Bresciani, representando o presidente; o procurador de Justiça Ricardo Antônio Andreucci, representando o presidente da Associação Paulista do Ministério Público; o desembargador Alvaro Lazzarini, ex-presidente do Ttibunal Regional Eleitoral; o desembargador Álvaro Augusto dos Passos, presidente do Conselho Orientador e Fiscal da Apamagis e vice-presidente do IPAM, representando o presidente; o prefeito de Sorocaba, Vitor Luppi; o presidente da Câmara de Sorocaba, Engenheiro Martinez; o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Braz Martins Neto, representando o presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça, coronel PM Renato Cerqueira Campos; o delegado de polícia Chefe da Assessoria Policial Civil do Tribunal de Justiça, Fábio Augusto Pinto, representando o delegado-geral de Polícia; o poeta Paulo Bomfim, decano da Academia Paulista de Letras e o diretor da Faculdade de Direito de Sorocaba, Antonio Augusto Guimarães de Souza.
Currículos
Israel Góes dos Anjos – Sergipano, nasceu em 25 de setembro de 1954 e se formou bacharel em Direito pela Faculdade Católica de Direito de Santos (turma de 1981). Ingressou na magistratura em 1983, nomeado para a 1ª Circunscrição Judiciária, com sede em Santos. Trabalhou nas comarcas de Teodoro Sampaio, Mogi Mirim, Itanhaém e capital até ser promovido a desembargador pelo critério de antiguidade em abril de 2012.
Reinaldo de Oliveira Caldas – Nasceu em 27 de fevereiro de 1955, em Capivari. Formado pela Universidade Metodista Piracicabana, turma de 1979, foi nomeado juiz substituto em 1983 para a 32ª Circunscrição Judiciária, com sede em Bauru. Após passar pelas comarcas de Bariri, Salto, Piracicaba e capital foi promovido ao cargo de desembargador em abril de 2012.
Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida – Nasceu em Sorocaba, em 3 de março de 1959 e se formou bacharel pela Faculdade de Direito de Sorocaba, na turma de 1980. Ingressou na magistratura em 1985, nomeada para a 22ª Circunscrição Judiciária, com sede em Itapetininga. Trabalhou nas comarcas de Bariri, Carapicuíba e capital, sendo promovida a desembargadora por merecimento em abril de 2012.
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / DS (fotos)