TJSP promove seminário sobre glaucoma
A Secretaria da Área da Saúde do Tribunal de Justiça de São Paulo (SAS) promoveu na manhã desta sexta-feira (25) a palestra “Visão e Glaucoma”, evento da Campanha Nacional de Prevenção do Glaucoma, promovida pela Associação Brasileira dos Portadores de Glaucoma (ABRAG), em parceria com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). A secretária da Área da Saúde do TJSP, Mariângela Maluf Lagoa também esteve presente no evento.
O supervisor do Serviço Médico do Tribunal de Justiça de São Paulo, Valter da Cunha Sales, fez a abertura da palestra. “Temos como meta e missão promover a saúde dos servidores e, para tanto, contamos com 13 ambulatórios – em dezembro instalado no Fórum Regional de Santana e em janeiro em São Miguel Paulista. A promoção da saúde é feita também pelas palestras, seminários e campanhas de prevenção”.
A campanha sobre o glaucoma, este ano, foi apresentada de forma lúdica, com as presenças da Mulher Colírio e Homem Olho - personagens que participaram de um bate papo com o médico chefe do setor de Glaucoma da Escola Paulista de Medicina, professor afiliado da Unifesp e diretor da Associação Brasileira de Glaucoma, Ivan Maynart Tavares. A conversa teve tom de talk show: o público pode interagir enquanto o médico explicava as causas, tratamentos e grupos de risco entre outros assuntos.
O especialista falou em linhas gerais sobre a visão e os principais fatores causadores do glaucoma, uma doença causada pelo aumento da pressão interna do olho que provoca lesão no nervo óptico e no campo visual, podendo levar à cegueira. É assintomática, até mesmo em estágios moderados, tendo como principal fator de risco a hereditariedade. O diagnóstico é feito medindo-se a pressão intra-ocular, exame que faz parte da rotina de uma consulta oftalmológica. A doença pode ser tratada com colírios, laser e, nos casos mais graves, com cirurgias.
Cerca de cem servidores que prestigiaram o evento receberam material informativo sobre saúde ocular e puderam esclarecer dúvidas.
O cirurgião-dentista e responsável pela Coordenadoria de Promoção à Saúde do TJSP, Marcelo Angotti, encerrou o encontro: “agradecemos pelas informações que adquirimos hoje, e aproveitamos para fazer o convite para que os servidores continuem participando das nossas ações de saúde”.
Comunicação Social TJSP – HS (texto) / LV (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br