Canais de comunicação do TJSP despertam manifestações de servidores
Desde que a gestão do biênio 2012/2013 assumiu o comando do Tribunal de Justiça de São Paulo, os servidores têm sido chamados a participar da administração do Poder Judiciário paulista, seja por meio de críticas, sugestões ou denúncias de situações que mereçam ser analisadas pela direção do Tribunal.
Hoje, vários canais estão à disposição dos servidores. Um deles é o Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores do Tribunal de Justiça (Cetra), criado pela Portaria 8.490/12. O servidor tem à disposição cursos, treinamentos e mecanismos de apoio que podem ser acionados por e-mail (cetra@tjsp.jus.br) ou diretamente na sede do Cetra (Fórum João Mendes Júnior). Há, também, o Portal do Servidor na intranet, o e-mail da Presidência (presidênciatj@tjsp.jus.br) e as redes sociais (www.facebook.com/tjspoficial; www.twitter.com/tjspoficial; www.youtube.com/tjspoficial).
A Corregedoria-Geral da Justiça também tem se colocado à disposição dos servidores pela rede social (http://pt-br.facebook.com/CorregedoriaJa) e pelo ‘Programa – Diálogo com a Corregedoria’, com duas palestras já ministradas e acompanhadas pelos servidores em tempo real.
Os resultados dessa abertura têm deixado a direção do TJSP entusiasmada com os contatos recebidos. A maioria diz respeito a questões que envolvem melhorias para grande número de pessoas. Os que se referem questões particulares também existem e as soluções, caso a caso, obedecem a critérios objetivos.
Para ilustrar, leia trecho do ofício recebido pelo presidente Ivan Sartori, por ocasião da instalação da Vara da Fazenda Pública de Marília:
“NÓS, Servidores do Poder Judiciário do Estado, lotados na Comarca de Marília, representados em sua grande maioria pela ‘ASSEMAR - Associação dos Funcionários do Poder Judiciário da Comarca de Marília’, temos a honra, por meio deste, de nos dirigirmos a Vossa Excelência, tendo em vista o seguinte:
1) Agradecemos pelo empenho demonstrado, por Vossa Excelência, em colocar a casa, denominada “Tribunal de Justiça/SP”, em ordem, trazendo de volta a verdadeira Justiça, tão rara ultimamente demonstrada, entre a sua cúpula, para com seus Servidores, pois, nos utilizando do pensamento do Exmo. Sr. Dr. Desembargador, Corregedor Geral, Dr. José Renato Nalini, o que os Servidores realmente querem, além dos seus direitos (Reposição Salarial) é respeito e isso, Vossa Excelência, tem demonstrado, desde o início de vossa Administração;
2) Agradecemos pelo empenho demonstrado, em abrir canais de comunicação com os seus Servidores, pois, com isso, Vossa Excelência, pactua, conosco, uma autêntica demonstração de respeito, o que, com prazer, retribuiremos com o nosso trabalho, dedicação e nos sem objetivos políticos, como aconteceu em outras administrações e nos esforçaremos em, cada vez mais, melhoraremos a nossa qualidade;
3) Agradecemos, também, em não nos deixar sem respostas, valorizando, com isso, os nossos anseios e dúvidas, criando uma relação segura, sincera, honesta e respeitosa, pois sabemos que a nossa meta está além do balcão dos nossos Cartórios;
4) Reforçando, ainda, essa relação de respeito, tão evidentemente demonstrada por Vossa Excelência, quando responde a todas as inquirições de seus Servidores, numa atitude inédita e corajosa, criando, assim, um modelo pessoal, que já está patenteado como característica história de sua Administração, em anexo, estamos juntando algumas cartas que enviamos, para demonstrar a dinâmica participativa de nossa Comarca, em manter, preferencialmente, o diálogo, franco e paciente, antes de recorrermos a um movimento mais extremo, como a Greve, instrumento necessário, mas que sabemos, tão prejudicial àqueles que frequentam, o “ além balcão”, os quais, tão dependentes dos resultados de nossos Serviços Jurisdicionais;
...
Sem mais, para o momento, esperamos estar, com isso, contribuindo com Vossa Excelência, para que nos tornemos mais parceiros e que, olhe para nossa Comarca, mais como seu fogo amigo, enviamos protestos de elevada estima e distinta consideração.
Marilia, 25 de maio de 2012
JOSE FERREIRA JUNIOR
Presidente da ASSEMAR
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / SG (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br