Superendividamento é tema de palestra no Fórum João Mendes Júnior

        O Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (Cetra) promoveu na manhã desta terça-feira (5) a palestra “Superendividamento: a vulnerabilidade do consumidor”, ministrada pelo promotor de Justiça Roberto Senise Lisboa.

        A abertura foi realizada pelo diretor assessor da Presidência do Tribunal e coordenador do Cetra, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar. “O Cetra tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento constante dos servidores e para tanto realizamos aulas de interesse geral, com temas atuais”, explicou.

        Roberto Senise Lisboa é promotor de Justiça do Consumidor em São Paulo, doutor e livre-docente pela USP, professor de Direito Civil e do Consumidor da UniFMU, professor de Direito Internacional da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), autor de vários livros e artigos jurídicos. O palestrante iniciou sua apresentação dizendo que “iniciativas como esta, de aprimorar o conhecimento dos servidores traz benefício a todos nós: a comunidade toda ganha”.

        Ele explicou que o superendividamento é o mal do homem contemporâneo e que nos dias atuais o consumidor é tratado por aquilo que possui e não pelo que é. O hiperconsumo é consumir além do necessário, situação que gera desperdício de recursos econômicos, por conseguinte empobrecimento e perdas; circunstâncias que acarretam o temido endividamento. De acordo com o palestrante, “o hiperconsumo detona as finanças de qualquer pessoa”.

        O promotor abordou temas como vulnerabilidade, hipossuficiência, hipervulnabilidade; renegociação judicial e extrajudicial; tratamento de dados, tutela preventiva e tutela repressiva ao superendividamento e propostas de regulamentação legislativa da matéria.

        Além dos presentes, inúmeros servidores acompanharam a palestra a distância, em tempo real: 36 comarcas transmitiram a aula, via sistema de Ensino a Distância (EAD), que tem como gestora a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça. No Fórum João Mendes Jr, cerca de 400 pessoas assistiram à palestra, parte delas no auditório e outras por meio de telão instalado no andar superior. 
        Confira o local, a data e os temas dos próximos encontros:

        Local: “Sala do Servidor” - Fórum João Mendes Júnior

        Praça João Mendes, s/n, 16º andar, sala 162

        Horário: das 10 às 12 horas

        
        Programação:

        14/6/12 - Simpósio - Qualidade de Vida no Serviço Público - 1ª Etapa - Gal Sérgio Ernesto A. Conforto, Alexandra l. Szafir e Luiz Carlos Alves

 

        19/6/12 - A Proteção Constitucional das Pessoas com Deficiência - Luiz Alberto David Araújo

 

        28/6/2012 - Simpósio - Qualidade de Vida no Serviço Público - 2ª Etapa - Vera Lúcia Zaher e Monja Coen Sensei

        Para se inscrever basta acessar o link http://intranet.tjsp.jus.brclicar na opção CETRA (localizada na área de “Informações para Funcionários”). Clicar em inscrições/consulta/certificado > capital ou interior > digitar o usuário e senha AD (mesmo login utilizado para acessar o seu computador, e-mail, frequência ou férias) > selecionar a aula > confirmar.

        O projeto conta com o apoio da diretoria do Fórum João Mendes Júnior, Centro de Apoio aos Juízes (CAJ), as Secretarias de Recursos Humanos (SRH), de Tecnologia da Informação (STI) e de Primeira Instância (SPI).

 

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / AC (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP