“Administração Participativa” em Prudente discute questões da 5ª RA

                  No encontro com juízes da região, TJSP anota problemas no dia a dia do Judiciário local            

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, esteve, nesta sexta-feira (15), em Presidente Prudente, para o terceiro encontro do projeto Administração Participativa. Desta vez, as reuniões foram no fórum de Presidente Prudente, sede da 5ª Região Administrativa Judiciária, composta pelas Circunscrições de Presidente Prudente (27ª), Assis (26ª CJ), Presidente Venceslau (28ª CJ), Dracena (29ª CJ), Tupã (30ª CJ) e Marília (31ª CJ), com abrangência em 33 comarcas. 
        No encontro, o presidente conheceu in loco – e contadas pelos próprios magistrados – as dificuldades existentes e as boas práticas adotadas no dia a dia para a melhoria de eficiência da gestão do Poder Judiciário. Sartori aproveitou para expor os objetivos que pretende alcançar no biênio 2012-2013, falou sobre o que já se concretizou nessa gestão e das dificuldades encontradas para resolver os problemas estruturais que tem o Judiciário paulista em relação ao bom desempenho da prestação da Justiça em benefício do jurisdicionado. A utilização de videoconferência para as audiências com presos foi estimulada pelo presidente que vê na prática resultados bons para a segurança dos magistrados, da população e economia de recursos.
        A tônica do encontro com os juízes da região, que ocupou toda a manhã, foi a disponibilidade que a atual Presidência tem no atendimento das questões peculiares a cada unidade judiciária. “A Presidência está aberta par recebê-los.” Sempre em busca de soluções Ivan Sartori deixou aberto aos magistrados o encaminhamento de sugestões para os problemas locais.
        No período da tarde foi a vez de os servidores ouvirem do presidente do TJSP as questões afetas ao andamento do trabalho e à situação funcional ou de recursos financeiros para aqueles que atuam no Judiciário. A criação do Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores (Cetra) e a propagação de cursos para o Interior foi detalhadamente explicada pelo presidente. Aberta a palavra aos servidores, Ivan Sartori respondeu aos questionamentos que incluíram plano de carreira, situação dos oficiais de justiça e auxiliares judiciários, auxílios saúde e alimentação, pagamento de atrasados, restrição de acesso ao Departamento de Recursos Humanos via telefone, participação dos servidores na elaboração da peça orçamentária do Poder Judiciário e qualidade de vida dos servidores.
        Entre os que se manifestaram, o oficial de Justiça Aparecido Camargo encerrou agradeceu a presença do presidente em Prudente. “Nós funcionários do Judiciário fazemos coro à Câmara Municipal como se tivéssemos, nesse momento, assinando também a concessão do título de ‘Cidadão Prudentino’”, referindo-se à honraria que Ivan Sartori receberia no mesmo dia, na sede do Poder Legislativo de Presidente Prudente.
        A secretária de Área de Saúde do TJSP Mariângela Maluf Lagoa esteve também em Prudente para a verificação de locais adequados às necessidades dos servidores no tocante a sua área.
        No final da tarde, foi a vez de o presidente receber os representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil e  instituições da localidade. Na abertura da reunião, o presidente da 120º Subseção Ordem dos Advogados do Brasil de Presidente Epitácio, Carlos Roberto Rossato, disse que pela primeira vez via um ato tão louvável de a Presidência discutir questões relativas Judiciário. Colocando os advogados à disposição do TJSP, conclamou os deputados presentes a agirem em prol do orçamento da Instituição. Nessa reunião, vários prefeitos da região também expuseram suas reivindicações.
        Sobre a 5ª RA de Presidente Prudente – O juiz diretor da 5ª RA é Antonio Roberto Sylla (diretor do fórum de Presidente Prudente e titular da 1ª Vara Criminal). Com a criação das RAs, o TJSP terá nas dez sedes um polo administrativo para a economia nas aquisições de suprimentos, para que os concursos de admissão de servidores sejam regionalizados e para que haja celeridade nas execuções fiscais, criminais e no colégio recursal, dentre outras providências que visam facilitar a gestão do Judiciário. Na 5ª RA são 1.369.743 de habitantes (censo de 2010) e em suas comarcas trabalham 2.069 servidores para aproximados 635 de processos em andamento.
        Cidadão Prudentino – Com a mesa condutora dos trabalhos composta pela presidente da Casa, vereadora Alba Lucena Gandi, prefeito Milton Carlos de Mello, conhecido como Tupã, juiz diretor da 5ª RA Antonio Roberto Sylla, coordenador da 27ª CJ, desembargador Spender Almeida Ferreira, juiz assessor do Supremo tribunal Federal Fernando Florido Marcondes, deputados Mauro Bragatto e Edson Tomazini, promotora de Justiça Elaine de Assis e Silva, comandante do CPI-8, cel PM Francisco Lozzi da Costa, Claudia Conde Sartori e o presidente do TJSP, Ivan Sartori, a Câmara Municipal de Presidente Prudente teve uma noite de festa.
         Pelo Decreto Legislativo 468/12, Ivan Sartori se tornou “Cidadão Prudentino”. A solenidade da entrega do título foi marcada pela emoção do homenageado e dos que fizeram uso da palavra. Para a presidente Alba, com a criação da 5ª RA em Prudente, um dos motivos pelo qual o presidente foi homenageado, o ato fará com que a “Justiça esteja apta a alcançar a todos e fazer de todos verdadeiros cidadãos”. Entre os que registraram seus agradecimentos estavam o vereador Oswaldo de Oliveira Bosquet, o prefeito Tupã, os deputados Mauro Bragatto e Edson Tomazini e o desembagador Spencer. Segundo Spencer, “Ivan Sartori está entre os predestinados a se tornar referência na magistratura”. “Coragem, abnegação, vibração, entusiasmo, ética, competência, transparência e defesa de servidores e magistrados fazem dele a imagem de um líder que tem como seu único juiz a sua própria consciência.”
        Um emocionado novo prudentino, disse que “as palavras que ouvi me dão forças para continuar o trabalho pelo maior patrimônio que o Judiciário tem: seus juízes e servidores”. Ivan Sartori só lamentou não ter levado seus pais para acompanharem a outorga do título. “Eles são os responsáveis pelo meu caráter. Lamento não tê-loss hoje aqui porque nunca recebi tanto calor humano, tanta boa vibração. Farei de tudo para honrar essas palavras. Peço a Deus que me ilumine. Estou fazendo de tudo com a força que Deus me emprestou quando fui eleito presidente do Tribunal.”
        À cerimônia estavam presentes o juiz assessor da Presidência Guilherme de Macedo Soares; o chefe de gabinete do TJSP, Tarcisio dos Santos; o diretor assessor da Presidência  Kauy Carlos Lopergolo; o comandante APMTJ cel PM Renato Cerqueira Campos; os juízes de Presidente Prudente, Carlos Eduardo Lombardi Castilho, Paulo Gimenes Alonso, Leonardo Mazzilli Marcondes, Sérgio Elorza Barbosa de Moraes, João Pedro Bressane de Paula Barbosa, Emerson Ueocka, Luiz Carlos de Carvalho Moreira, Atis de Araújo Oliveira, José Wagner Parrão Molina, Eduardo Gesse, Michel Feres Darci Lopes Beraldo, Cibele Carrasco Rainho, Fábio Mendes Ferreira e Viviane Cristina Parizotto Ferreira; Daiane Thais Souza Oliva de Souza (Martinópolis); Francisco José Dias Gomes (Pirapozinho); Luciana Menezes Scorza de Paula Barbosa (Iepê); Silas Silva Santos (Marília), Rodrigo Antonio Franzini Tanamati (Mirante do Paranapanema); os promotores de Justiça Valdemir Ferreira Pavarina e Braz Dorival Costa; os vereadores Antonio Norival Rena, Francisco Lopes de Toledo, Izaque José da Silva, Katia Narina Teixeira Guimaro e Natanael Gonzaga da Santa Cruz; a secretária municipal de Assuntos Jurídicos Amadis de Oliveira Sá; o comandante do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior, tenente coronel PM Donizete Martins dos Reis; os advogados Marinaldo Muzy Villela (presidente da 29ª Subseção da OAB Presidente Prudente), Emílio Zola Júnior (conselheiro), Hebert Martins e Rodrigo Lemos Arteiro; além de cidadãos prudentinos.

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / DS (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP