Magistrados participam do VI Fojesp
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, participou ontem (22) da abertura do VI Fojesp - Fórum de Juizados Especiais do Estado de São Paulo, promovido em parceria com a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e a Escola Paulista da Magistratura (EPM). O encontro acontece no Guarujá, litoral de São Paulo e conta a presença de com vários especialistas no o assunto, que debaterão sobre o tema Estruturação e Gestão dos Juizados Especiais.
Na abertura, o presidente da Apamagis, desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira, falou sobre a importância de mudanças em rotinas e costumes, ressaltando que o TJSP está se modernizando. “Estamos aqui reunidos para nos dedicar ao Juizado Especial”.
A exposição do primeiro dia foi a “Estruturação dos Juizados Especiais” com a palestra do coordenador do VI Fojesp e juiz da Vara do Juizado Especial de São José dos Campos, Marcos Alexandre Bronzatto Pagan.
Ele destacou que o Juizado é uma vitrine para o Poder Judiciário: há uma aproximação maior com a sociedade, afirmou. “Estamos reunidos neste fim de semana para falar sobre a necessidade de melhor gerir o sistema, aprimorando a estrutura para dar resposta efetivas à sociedade, pois há uma avalanche de processos, mas falta estrutura”.
O desembargador Ivan Sartori assegurou o apoio da Presidência do Tribunal e relatou as providências que vem sendo adotadas para a melhoria da estrutura física do TJSP, em relação a funcionários e magistrados; sobre mudanças de posturas e, ainda, sobre alguns projetos em andamento que contribuirão para a melhoria da prestação jurisdicional. Sartori disse que está recebendo todo apoio do governo do Estado e da Assembleia Legislativa.
Estiveram presentes os desembargadores Antonio Rulli Junior, presidente do Colégio Permanente de Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura – Copedem; Luiz Edmundo Marrey Uint e Sebastião Luiz Amorim. Participaram também, os juízes, Afonso de Barros Faro Júnior, assessor da Corregedoria Geral da Justiça, representando o corregedor-geral, Renato Nalini; Daniela Nudeliman Guiguet Leal, coordenadora adjunta de Juizados Especiais da escola Paulista da Magistratura, representando o diretor; Valdir Ricardo Pompeo Marinho, subcoordenador regional da Justiça estadual do sudeste da Associação dos Magistrados Brasileiros, representando o presidente; Fernanda de Lima Carvalho, representando o Conselho Superior do Sistema de Juizados Especiais; Rodrigo Barbosa Sales, diretor do Fórum do Guarujá e diretor adjunto da colônia da Apamagis, local do encontro; Gustavo Gonçalves Alvarez, diretor da Colônia de Férias do Guarujá e Guilherme de Macedo Soares, assessor da Presidência do TJSP.
O encontro tem continuidade hoje (23) com a pauta de discussão do VI Fojesp que abrange Plano de Ação (Pauta de 100 dias - Resolução 7 do CNJ); Centro de Conciliação e Mediação; Dificuldades enfrentadas pelos Juizados Especiais da Fazenda Pública e Colégio Recursal, além de outras sugestões para o aprimoramento do sistema. Haverá eleição da diretoria e definição da data e local do VII Fojesp.
Comunicação Social TJSP - LV (texto) e DS (fotos)