Segunda parte do simpósio Qualidade de Vida no Serviço Público é realizada no Fórum João Mendes
A Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de São Paulo realizou nesta manhã (28) a segunda parte do simpósio Qualidade de Vida no Serviço Público. O evento contou com o apoio da Secretaria da Área da Saúde (SAS), do Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores (Cetra) e da Escola Paulista da Magistratura (EPM).
O juiz assessor-coordenador da Equipe de Divisão Judicial da Corregedoria, Durval Augusto Rezende Filho, realizou a abertura do encontro que contou também com a presença da secretária da SAS, Mariângela Maluf Lagoa.
Inúmeros servidores acompanharam a palestra a distância, em tempo real: 33 comarcas transmitiram a aula via sistema de Ensino a Distância (EAD), que tem como gestora a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça. No Fórum João Mendes Jr, cerca de 400 pessoas assistiram à palestra, parte delas no auditório e outras através de telão instalado no andar superior. Ao todo foram contabilizadas mais de mil inscrições.
A primeira palestra foi proferida pela monja Coen Sensei, com o tema Aprecie sua vida. A monja, nascida Cláudia Dias Baptista de Souza, é escritora e ex-jornalista, graduada pela Pontifícia Universidade Católica. Ordenada monja em 1983, trouxe ensinamentos de paz e harmonia, lembrando que nós, servidores, temos primeiramente que servir a nós mesmos e que gentileza gera gentileza. Segundo ela, “devemos prestar atenção de que maneira nos relacionamos conosco, com os demais e com o Universo. Devemos manter nossa mente e coração abertos, já que estamos sempre crescendo e nos transformando”. Ela citou Millôr Fernandes, que escreveu certa vez: “O maior altruísta é o maior egoísta. Afinal, o altruísta é alguém que já percebeu que sua felicidade, saúde física mental e social depende do bem estar de todos e todas”. Finalizou a palestra dizendo que “devemos servir e cada vez servir melhor, com respeito, sabedoria e ternura”.
Na sequência, a médica Vera Lucia Zaher trouxe o assunto Qualidade de Vida: você está fazendo a sua parte?. Vera Lucia é graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A médica iniciou a palestra com o entendimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o conceito de saúde. “De acordo com a OMS, saúde é o completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência da doença.”
Ela trouxe definições de saúde física que inclui alimentação, exercícios, exames periódicos, saúde psíquica, envolvimento, motivação, solidariedade, respeito ao próximo e relações com a sociedade. A saúde financeira também foi lembrada, já que são importantes também os assuntos como gastos, futuro e situações inesperadas.
A primeira parte do Simpósio aconteceu no dia 14 de junho, com as palestras Liderança no Serviço Público, Eu acredito no Poder Judiciário e A evolução na Garantia dos Direitos da Pessoa Com Deficiência – Sociedade e Serviço Público.
Comunicação Social TJSP – HS (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br