Após 34 anos, desembargador Teodomiro Méndez se aposenta
O Diário da Justiça Eletrônico (DJE) veiculou de hoje (6) o ato que concedeu aposentadoria ao desembargador Teodomiro Cerilo Méndez Fernández, da 2ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).
Ele se afastou para atender à determinação constitucional contida no art. 40, § 1º, II, que determina o afastamento compulsório aos detentores de cargo público que completarem 70 anos de idade.
Na última segunda-feira (2), Teodomiro Cerilo Méndez Fernández participou de sua última sessão de julgamento, no Palácio da Justiça. Os integrantes da Câmara o homenagearam no início da sessão enaltecendo sua trajetória profissional e amizade. O desembargador redigiu, uma carta endereçada ao presidente do TJSP Ivan Sartori, na qual teceu agradecimentos.
O espanhol Teodomiro Méndez iniciou na carreira da magistratura em 1978 na 36ª Circunscrição Judiciária, com sede em Araçatuba. Trabalhou em Santa Fé do Sul, Araçatuba e na Capital. Em 1994 foi promovido pelo critério de antiguidade ao cargo de juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo e, em 2005, a desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Com a aposentadoria, a 2ª Câmara de Direito Criminal, presidida pelo desembargador Ivan Marques da Silva, passará a ser composta pelos desembargadores Antonio Luiz Pires Neto, Antonio de Almeida Sampaio, Francisco Orlando de Souza, Alex Tadeu Moneiro Zilenovski e pelo juiz substituto em 2º grau Ivo de Almeida.
Comunicação Social TJSP – MR (texto) / AC (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br