Presidente do TJSP conhece instalações do Cejusc da capital

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, visitou hoje (10) as instalações do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da capital. Em sua chegada, foi recebido pelo presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos, desembargador Vanderci Álvares e pelo coordenador do Cejusc juiz Ricardo Pereira Junior.

        Sartori conheceu cada espaço que abriga o Cejusc, desde o balcão de atendimento às salas de conciliação. A ele foi explicado passo a passo o caminho percorrido pelas partes, todos os procedimentos para melhor atender à população, contribuindo para diminuição de proposituras de ações na Justiça e alívio na quantidade de processos já em andamento, pois o Centro atende questões processuais e pré-processuais.

        Após conhecer as dependências, o presidente assistiu à apresentação feita pelo juiz Ricardo Pereira Junior,  que exibiu o organograma atual do Cejusc e os resultados estatísticos de fevereiro a maio deste ano. Segundo as estatísticas, já foram atendidas nesse período 6.442 pessoas e realizadas 2.611 sessões de conciliação/mediação. Em maio, nos assuntos de família, o índice de acordo alcançado foi de 96,88%.

        O Cejusc da capital - instalado no dia 7 de novembro do ano passado e localizado na rua Barra Funda, 930 – foi o primeiro do Estado de São Paulo. De lá para cá já estão em funcionamento mais 35 Centros, um em São Miguel Paulista e os demais no interior e litoral. Na grande maioria, os Cejuscs são instalados em prédios por meio de parcerias com faculdades, prefeituras e entidades particulares.

        Vanderci Álvares ressaltou que a parceria entre o Poder Judiciário e as entidades privadas trouxe ao Cejusc um atendimento qualificado, o que tem contribuído na obtenção de elevados índices de acordos. “Além disso, tenho percebido nas inaugurações dos Centros, o entusiasmo dos funcionários e conciliadores em relação ao novo rosto do Tribunal.”

        O desembargador disse, ainda, que teve uma surpresa na última sexta-feira durante a inauguração do Centro Judiciário em Olímpia quando foi procurado por uma comissão de servidores, que, diferentemente de outras oportunidades, não veio pedir nada, ao contrário, os funcionários solicitaram que fosse transmitida uma mensagem de agradecimento ao presidente Ivan Sartori. “O Tribunal de Justiça, por meio do presidente, resgatou nossa alegria e o nosso orgulho de pertencer ao Poder Judiciário. Muitos até desistiram da aposentadoria. Pensávamos que só fossemos receber nossos créditos em ação contra o Estado. O pagamento que está sendo feito mensalmente está possibilitando compra de bens ou pagamento de dívidas bancárias.”

 

        Comunicação Social TJSP – LV (texto e fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP