Cetra promove encontro sobre atendimento ao público
“Você gostaria de ser atendido por você mesmo?” Tal questão foi direcionada hoje (11) para cerca de 230 funcionários do Tribunal de Justiça de São Paulo, que participaram do encontro O servidor e o atendimento ao público, organizado pela equipe do Centro de Treinamento de Apoio aos Servidores do TJSP (Cetra).
O evento aconteceu no Fórum João Mendes Júnior para funcionários da capital que trabalham nas áreas de protocolo, distribuidor, emissão de certidões, arquivo e malote. “São setores que, em geral, fazem o primeiro atendimento. Por isso, eles são o cartão de visitas da instituição”, afirmou Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar, diretor assessor da Presidência que fez a abertura do encontro.
Kauy ressaltou a importância de aprimoramento dos servidores do Judiciário. “Assim como eu, muitos de vocês já trabalham há anos na instituição. E, por isso, criamos a falsa ideia de que já sabemos tudo, que não há mais o que aprender. Mas precisamos ter consciência de que somente com treinamento e cursos alcançaremos melhores níveis na prestação jurisdicional”, afirmou.
A coordenadora substituta da área de capacitação da Secretaria de Planejamento de Recursos Humanos (SPRH), Claudia Schneider, também fez uma apresentação com dicas simples, mas que podem ajudar os funcionários no atendimento diário ao público. “Um aspecto importante é usar a linguagem correta para cada tipo de público. Um advogado, por exemplo, entende as expressões jurídicas. Mas o cidadão comum, não. É preciso ter paciência, ser cordial e falar com clareza”, explicou.
Com algumas dinâmicas, Claudia destacou o ponto primordial no atendimento ao público: a empatia. “É fundamental se colocar no lugar do outro e atendê-lo da forma como você gostaria de ser atendido. Essa é uma regra básica.”
Ao encerrar o encontro, Kauy falou sobre a importância do trabalho dos funcionários do TJSP. “Sem os senhores, a Justiça não andaria. São mais de 51 mil iniciais distribuídas, 410 mil petições protocoladas e 140 mil certidões e pesquisas emitidas por mês na capital. Também são desarquivados diariamente 1.200 processos”, contou.
Amanhã, outro grupo de funcionários dos mesmos setores também participará do encontro sobre atendimento.
Comunicação Social TJSP - CA (texto) / AC (fotos)
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