Presidente Ivan Sartori recebe título de “Cidadão Mogiano”

        O plenário vereador “Dr. Luiz Beraldo de Miranda”, da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, esteve lotado na noite de ontem (20) para que os mogianos recepcionassem o mais novo filho da terra. Durante a sessão solene, especialmente destinada a essa finalidade, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, recebeu das mãos do presidente da Câmara, vereador Rubens Benedito Fernandes (Bibo), a mais alta honraria concedida a quem não nasceu em Mogi das Cruzes.

        Saudado pela Banda de Música Regimental do 17º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano com o toque de continência, Ivan Sartori foi recepcionado pelas autoridades locais e vários amigos que, com ele, faziam corrida no Clube Náutico. Entre os abraços e os comentários da época em que dividiam o cotidiano esportivo, Sartori foi homenageado “pela conduta exemplar como cidadão e profissional, pelos relevantes e notórios serviços prestados à magistratura paulista e à comunidade de Mogi das Cruzes”.

        Para o presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Rubens Benedito Fernandes, autor do Projeto de Decreto Legislativo nº 31/12, que teve aprovação unânime, “um homem que faz a história – como o senhor faz – merece entrar para a história do nosso município”. Segundo ele, “cada abraço em seus amigos mogianos representa a emoção que detém esta cidade. Mogi o recebe de te abraça hoje como filho”.

        O deputado estadual Luiz Carlos Gondim disse que o homenageado ”a partir de agora está ligado às causas da cidade”. Ele agradeceu a atenção recebida no Tribunal de Justiça e as orientações que foram dadas para a solução de problemas do Judiciário local, referindo-se ao prédio de Brás Cubas e à instalação da 5ª vara na comarca.

        O juiz diretor do fórum de Mogi das Cruzes, Luiz Renato Bariani Peres, saudou o presidente do TJSP. “É com muita satisfação que vejo hoje esta augusta Câmara fazendo as vezes de uma Casa de Justiça, não porque receba integrantes do Poder Judiciário, mas sim porque soube fazer justiça na homenagem que hoje outorga ao Digno Presidente do E. Tribunal de Justiça de São Paulo, Des. Ivan Ricardo Garisio Sartori... Por que o homenageamos?” O magistrado citou algumas das razões: transparência e lisura, acessibilidade que demonstra para com os funcionários, preocupação que constantemente mostra de amparo à 1ª instância, enfrentamento das ameaças à segurança, tudo com ação consciente e responsável de um grande administrador que tem capacidade de reconhecimento de campo, capacidade de decidir, de ousar e de enfrentar.

        Para o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, a cerimônia deve ficar gravada como uma das grandes boas lembranças desse congraçamento. Em sua fala, o prefeito lembrou a Mogi da época em que o juiz Ivan Sartori judicou na comarca e a comparou com a Mogi de hoje, com mais de 400 mil habitantes e 200 mil veículos. Encerrou convidando o homenageado para fazer de Mogi das Cruzes “o seu canto; o seu encanto”.

        O homenageado não escondeu a emoção de retornar ao local onde se viu nos idos de 80 às voltas com pilhas e mais pilhas de processos, que com trabalho e gestão foram diminuídas. “Agradeço muito a esta Casa de Leis pela entrega de um título tão importante e almejado como este. Este emocionante dia ficará, com toda certeza, sempre marcado em minha história. Esta cidade é muito importante para mim, já que aqui trabalhei e formei grandes amizades. Estou muito honrado e posso afirmar que o Tribunal de Justiça sempre esteve e continuará preocupado e atento com Mogi das Cruzes.” Ivan Sartori falou também sobre as necessidades do Judiciário local e das conquistas que a Presidência obteve nos meses em que está à frente do Poder Judiciário paulista. “Sempre me considerei parte desta cidade a agradeço muito todos os que vieram aqui nos prestigiar”, disse agradecendo também seus familiares, os magistrados, os vereadores, o Poder Executivo, além de todos os cidadãos mogianos, grupo que a desde então passou a integrar.

        A cerimônia contou com a presença de amigos, magistrados, militares, representantes da sociedade civil e cidadãos mogianos. Entre eles, o deputado estadual Luiz Carlos Gondim; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira; os desembargadores Marco Antonio Rodrigues Nahum, José Helton Nogueira Diefenthäler Júnior e Walter Cruz Swensson; o juiz assessor da Presidência, Guilherme de Macedo Soares; os juízes Luiz Renato Bariani Peres, Gioia Perini, Fabrício Henrique Canelas, Bruno Machado Miano, Freddy Lourenço Ruiz Costa, Alessandra Laskowski, Marcos Alexandre Santos Ambrogi e Antonia Brasilina de Paula Paula Farah; o juiz do Trabalho Edivaldo de Jesus Teixeira; os juízes aposentados Maurimar Bosco Chiasco e Diomar Ackel Filho; o comandante do 17º BPM/M tenente Evandro Mendes, representando o tenente coronel PM Silvio Lúcio Franco Nassaro; o diretor assessor da Presidência do TJSP e coordenador do Cetra, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar; o presidente do PPS, Delmiro Gouveia; o assessor Simei Baldani, representando o deputado estadual André do Prado; o promotor de Justiça aposentado Raimundo José dos Santos; os advogados Paulo Sérgio Toledo, Antonio Gomes da Silva, Paulo Roberto da Silva Ramos, João David Gouveia, Laudicir Zamai Junior, José Tomasulo, Geremias Barreto da Silva, Abercio Freire Marmora, Vulpiano do Amaral de Souza, Walter Lázaro e André Norio Hiratsuka; Gabriel Lins e representantes da Associação dos Procuradores e Advogados Concursados dos Municípios do Alto Tietê (Apamat); o representante da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Rubens Marialva; o 1º Tabelião de Notas de Mogi das Cruzes, Roberto Silva Pires; Jorge Kalil Barrak; José Arnaldo Pereira dos Santos; Fernando C. Nunes; Delton Luiz Montemor; vereadores de Mogi das cruzes, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público, da Defensoria Pública, amigos, familiares, imprensa e cidadãos mogianos.


        Comunicação Social TJSP - RS (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP