TJSP inaugura novas instalações de ambulatório médico
“Precisamos cuidar da saúde de quem está cuidando do jurisdicionado. A Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo está sempre à disposição para atender no que for necessário.” Essas palavras foram pronunciadas pelo presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori, na abertura da solenidade de inauguração das novas instalações do ambulatório médico do prédio 23 de Maio, que abriga parte dos gabinetes dos desembargadores do Direito Privado.
O ambulatório, funcionando há 10 anos, necessitava de ampliação para melhor atender à demanda que trabalha no prédio – são 752 pessoas, entre funcionários e magistrados. Eles têm agora à disposição uma sala de repouso com dois leitos, dois banheiros, um consultório médico com maior espaço, além de equipamentos novos e modernos. Funciona também no local o ambulatório odontológico para atendimentos de urgências.
O coordenador do prédio, desembargador José Maria Mendes Gomes, reconhece a atuação da administração anterior, comandada pelo desembargador Renato Sartorelli, na ampliação do ambulatório. “Na verdade, hoje estamos dando por concluída e materializada a ideia primeira que teve o estimadíssimo colega, há algum tempo, cujo tirocínio, espírito empreendedor, visão moderna e renovadora, acalentam a necessidade da ampliação dos serviços médicos e que se desenvolviam, pese a excelência dos profissionais que deles se ocupavam, em dependências acanhadas e insatisfatórias. Os méritos e os louros desta novel conquista pertencem, em sua porção maior, ao ínclito magistrado e querido amigo”, disse ele.
Mendes Gomes ressaltou que a “prática virtuosa da medicina reclama, outrossim, dentre outros requisitos, tranquilidade e conforto ao médico e ao paciente, a utilização de espaço e instrumental adequados, elementos indispensáveis para o oferecimento de assistência condigna, eficaz e responsável. Ele mencionou que para ser médico é preciso gostar de gente. “Gente que necessita de ajuda e carinho.”
O desembargador acrescentou que “não se desconhece a evolução cientifica e tecnológica e, em consequência, o estágio formidável, que a medicina experimentou, notadamente a partir da segunda metade do século vinte. Assim considerando, creio que, uma vez aparelhado o Tribunal de modernas instalações ao alcance de todos os seus destinatários, contanto, ainda, em seus quadros com profissionais abnegados e talentosos, abrindo-se-lhes condições materiais ideais, aquelas aspirações serão facilmente alcançadas”.
Para o coordenador da Assistência Médica, Valter da Cunha Sales, o ambulatório está abastecido com equipamentos para reanimação cardiovascular e aparelho para realização do eletrocardiograma. “A ampliação do espaço e a modernização dos aparelhos favorecem o melhor atendimento.”
A secretária da área da Saúde do Tribunal, Mariângela Maluf, salientou que todos os prédios do TJSP de grande porte proporcionam atendimento de enfermagem emergencial aos servidores e magistrados. Ela disse que sua equipe de trabalho é excelente e que tudo vai bem porque todos trabalham para vencer um grande desafio.
O ambulatório funciona das 8 às 18 horas para atendimento de enfermagem e das 8h às 12 horas para atendimento médico. Ao todo, o TJSP possui 13 ambulatórios médicos em funcionamento na capital.
Da cerimônia participaram, o vice-presidente do TJSP, Gonzaga Franceschini, o corregedor-geral da Justiça, Renato Nalini, o presidente da Seção de Direito Criminal, Antonio Carlos Tristão Ribeiro e o coordenador do Gade 9 de Julho, desembargador Jovino de Sylos Neto. Também estiveram presentes o presidente da Fundação Carlos Chagas, Fernando Calza de Salles Freire, juízes e funcionários da SAS e equipe do ambulatório médico.
Antes da inauguração, o presidente Sartori foi conhecer as dependências do novo almoxarifado do prédio e em seguida almoçou com desembargadores da Seção de Direito Privado. Durante o almoço, aproveitou para fazer um breve resumo de como tem atuado a Presidência do Tribunal de Justiça e agradecer a coloaboração dos desembargadores que ali têm gabinetes.
Comunicação Social TJSP – LV (texto) / AC (fotos)